27/06/2014 - Atualizado em 27/06/2014

5° Gincana de Limpeza do Rio Paraná é realizada com sucesso e tem grande participação dos pescadores

A ação foi realizada com participação da UFPR e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

Por: Ray Santa Cruz/ Fotos Viviane Pinheiro e Rogerio Silva
 
 
Foto: Rádio Caçula Foto: Rádio Caçula

Publicidade

A 5ª Gincana de Limpeza do Rio Paraná, reuniu mais de 150 pescadores e participantes voluntários afim de ajudar e promover a limpeza em algumas regiões do Rio Paraná.

As atividades são realizadas anualmente em Três Lagoas pela Colônia de Pescadores Profissionais Z-03 e, que este ano, contou com o apoio da Universidade Federal do Paraná.

Antonio de Souza Farias, Presidente da Colônia dos Pescadores do Jupiá diz que a ação é fundamental para a conscientização dos moradores da região.

O ano de 2013 foram 16 equipes participantes, e os pescadores recolheram cerca de 1.600 kg de materiais, entre eles garrafas, pneus, eletrodomésticos, sofás e sacos plásticos. Esse ano foram 20 equipes inscritas com três pessoas em cada barco, fora os voluntários que ocuparam as imediações às margens do rio, ajudando a recolher os objetos sem embarcação.

"Se todos nós fizéssemos um pouco não estaria desse jeito, encontramos desde sacolas plásticas até pneus de caminhão, não sei como isso vai parar no rio mas o fato é que prejudica muito, por exemplo ferro na água prejudica a desova do peixe e todo o meio ambiente sofre" diz Farias.

Ele também afirma que os pescadores estão acostumados a retirar lixo das margens do Paraná.

As premiações desse ano para o 1° Lugar, serão seis meses de filiação gratuita para os pescadores, se um dos vencedores não for pescador o mesmo ganhará uma caixa de cerveja e uma camiseta, os primeiros lugares também serão premiados com troféus.

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.