21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Unidades de Saúde atendem no sábado para vacina contra o Sarampo

20/11/2014 – Atualizado em 20/11/2014

Horário de atendimento é das 8h às 17h

Por: Redação com informações da Assessoria de comunicação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, lançada pelo Ministério da Saúde, no último dia 31 de outubro.

Para tanto, o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas disponibilizará a vacina contra o Sarampo, em todas as Unidades de Atenção Básica (Postos dos Bairros), neste sábado (22), no Dia de Mobilização Nacional da Campanha, o chamado “Dia D”, das 8h às 17h, sem intervalo de atendimento.

Portanto, pais ou responsáveis de crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade, munidos da Carteira de Vacinação de seus filhos, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receberem a dose de reforço contra o Sarampo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas informa também que, no próximo sábado (22), no Dia D desta campanha, a vacina contra o Sarampo estará disponível somente nas Unidades de Atenção Básica, nos Postos de Saúde dos Bairros, e não haverá equipes volantes, como ocorreu na Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município de Três Lagoas é vacinar, nesta Campanha, 6.141 crianças contra o Sarampo.

RISCOS DO SARAMPO

É importante que pais ou responsáveis de crianças de 1 ano até menores de 5 anos saibam que o Sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa.

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Segundo informações do Ministério da Saúde, em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no País, com concentração em Pernambuco e Ceará.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No Mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Vacinação contra o Sarampo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol e tempo estável em Três Lagoas

Temperaturas ficam na casa dos 34°C ao longo do dia.

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.