26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Saúde de Três Lagoas investiga morte de paciente com suspeita de Gripe Influenza A tipo H1N1

Além da morte que está sendo investigada, foram registrados dois casos positivos da doença.

24/04/2019 16h37
Por: Mirela Coelho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, informa à população que está investigando a morte de um paciente que estava com suspeita de Gripe Influenza A, tipo H1N1, ocorrida na Cidade.

Para a confirmação deste caso, a Vigilância Epidemiológica aguarda os resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul – LACEN – MS.

Além desse caso, ainda em investigação, a Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas informou a confirmação de outros dois casos de Gripe H1N1. Trata-se de um homem de 36 anos, residente no Jardim Alvorada, e seu filho de 4 anos. Os dois estão internados e em tratamento hospitalar.
Conforme os profissionais da Saúde, o vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da Gripe, ou seja, o paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.

Quando os sintomas aparecem, o ideal e aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.

VACINA CONTRA A GRIPE

A imunização mais segura e insubistuível contra a gripe é a vacina, que neste ano possui propriedades de “Vacina Trivalente”, ou seja, como explicou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, “a vacina imuniza as pessoas contra os dois tipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o vírus da Influenza B”, informou.

Em Três Lagoas, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, desde o dia 10 de abril, está disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde. Na primeira etapa da Campanha a vacina estava disponível ao Grupo Prioritário de risco, constituído de crianças de seis meses a seis anos incompletos e gestantes.

Na segunda etapa, iniciada na segunda-feira (22), além das crianças e gestantes, a vacina começou a ser aplicada também em idosos (acima de 60 anos), puérperas que deram à luz há 45 dias, profissionais da Saúde e da Educação, pessoas com doenças crônicas e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas na Unidade de Internação (UNEI).

PREVENÇÃO

Além da vacina contra a gripe, que é insubstituível, é importante que as pessoas adotem hábitos saudáveis de higiene e de prevenção de contágio. Veja ilustrações.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Entre as medidas, como orientam os profissionais da Saúde, vale lembrar a importância de: não compartilhar alimentos ou objetos pessoais como copos, talheres e toalhas; lavar as mãos com água e sabonete com frequência, principalmente ao sair ou chegar em casa ou no local de trabalho; cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; e usar, de preferência e se for possível, o álcool gel na higienização das mãos.

A equipe do Setor de Vigilância Sanitária iniciou a intensificação das ações de orientação à população, principalmente, no comércio e outros serviços, para que usem e disponibilizem ao público (clientela) o acesso a esta higienização das mãos.

Da redação com informação da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...