26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Reinaldo Azambuja aprova lei que institui Política de Empoderamento da Mulher

A lei pretende estabelecer diretrizes para assegurar a igualdade de direitos e liberdades fundamentais das mulheres.

31/07/2018 09h20
Por: Laís Eger Penha / Por Midiamax

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou nesta terça-feira (31) um projeto de lei que trata da implantação da Polícia Estadual de Empoderamento da Mulher, em Mato Grosso do Sul.

A lei pretende estabelecer diretrizes para assegurar a igualdade de direitos e liberdades fundamentais das mulheres, com a criação de políticas públicas e integração de órgãos Estaduais, Municipais e Federais.

Uma das medidas previstas para empoderamento feminino é a ampliação da inserção econômica da mulher, proporcionando qualificação profissional e incorporando-as ao mercado de trabalho.

Outras propostas da lei tratam de incentivar a participação feminina na política, nos esportes e competições estaduais e nacionais, além de incentivar atividades de ativismo social e políticas públicas de saúde da mulher e direitos reprodutivos.

A Lei foi proposta pela deputada estadual Antonieta Amorim (MDB) ainda em março deste ano. Na época, a parlamentar apresentou dados indicando que mulheres ganham menos que homens no mercado de trabalho para justificar a proposta.

Comissão vetada

Três artigos do projeto de lei foram vetados pelo governador. Os trechos tratavam da criação de uma Comissão Intersetorial de Empoderamento da Mulher, voltado para a proteção e promoção dos direitos da comunidade feminina.

Para Azambuja, a proposta precisou ser vetada por já existir, no âmbito do governo do Estado, um Conselho Estadual de Direitos da Mulher. O governador também alegou que a prerrogativa para criação de órgãos na estrutura do governo compete ao chefe do Executivo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...