32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

PMA multa frigorífico em R$ 50 mil por poluição de córrego

14/12/2018 09h27
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Policiais Militares Ambientais de Cassilândia (MS) autuaram na tarde de quinta-feira (13), um frigorífico que funciona na cidade, em virtude de denúncias de que a empresa estaria causando poluição no local e despejando efluentes inadequadamente em um córrego. A PMA realizou vistoria nas instalações da empresa e verificou que o sistema de cuidados e de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente.

Os Policiais verificaram que os dejetos (sangue, miúdos e detritos dos animais) produzidos em excesso caíam dos tanques e escorriam a céu aberto, contaminando o solo, e o material sólido era ensacado em sacas plásticas. O líquido escoava em uma caixa de captação e depois era escoado em dois canos de PVC, sendo lançados diretamente às margens do córrego e consequentemente às águas do córrego Ritinha, afluente do Rio Aporé, sem nenhum tipo de tratamento, havendo contaminação do solo e águas do referido Córrego.

Os funcionários afirmaram que não sabiam que o problema estava acontecendo. As atividades foram paralisadas até a regularização do tratamento dos efluentes. A empresa foi notificada a remover todo o material contaminante em 48 horas. Foi notificada também a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), bem como o projeto de tratamento de efluentes e os relatórios de monitoramento da água do córrego Ritinha, bem como possíveis danos a flora e fauna, junto ao órgão ambiental.

O frigorífico foi autuado administrativamente e multado em R$ 50.000,00, conforme previsão do Decreto Federal 6.514/2008. A PMA manterá o monitoramento do tratamento de efluentes, para verificar se realmente houve negligência da empresa, ou se o sistema está saturado e não consegue mais dar tratamento à quantidade de efluentes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...