24.1 C
Três Lagoas
domingo, 31 de agosto, 2025

Parceria promove remição de pena pela leitura

O projeto prevê a realização de oficina de leitura e sobre como elaborar uma resenha

28/03/2019 08h54

Estudantes do curso de Direito da UFMS poderão participar, a partir do mês de abril, de uma ação de extensão em três unidades prisionais de Campo Grande. Trata-se do projeto Remição pela Leitura desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O objetivo é promover a leitura como meio de reinserção social e para a remição da pena a reeducandos.

De acordo com a professora do curso de Direito, Andrea Flores, os acadêmicos terão a oportunidade de conhecer de perto a realidade do sistema prisional. “Esse contato permitirá aos estudantes uma vivência envolvendo os cinco sentidos. Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais mais humanizados, coerentes e que tenham um olhar diferenciado”, explica.

O primeiro passo para a realização do projeto é uma campanha de arrecadação de livros. “Estamos divulgando a ação nas turmas e vários acadêmicos já manifestaram interesse em participar”, comenta Flores. O projeto prevê a realização de oficina de leitura e sobre como elaborar uma resenha, que será ministrada pelo professor Sandro Dornelles. Após a oficina, cada preso terá 30 dias para a leitura. Posteriormente, será agendada nova visita dos professores e estudantes à unidade prisional, para que acompanhem a elaboração das resenhas. Os acadêmicos serão responsáveis pela correção e por atribuir notas aos textos produzidos. Depois disso, uma comissão presidida pelo diretor do estabelecimento penal valida e encaminham para o juiz.

A primeira oficina deve acontecer no dia 9 de abril, no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”. Também serão realizadas ações do projeto no Centro de Triagem “Anísio Lima” e no Presídio de Trânsito de Campo Grande. Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a intenção é que, posteriormente, o projeto seja estendido às demais unidades prisionais do Estado, ampliando o acesso à remição pela leitura, dentro das diretrizes legais, a um maior número de custodiados. Segundo Chaves, o conhecimento proporcionado pela leitura é uma ferramenta capaz de transformar comportamentos e visão de mundo de uma pessoa. “É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser um importante instrumento de ressocialização e essa parceria com a UFMS contribui, significativamente, nesse sentido”, ressalta o diretor.

Ação semelhante já vem sendo promovida com alunos do curso de Psicologia no Instituto Penal de Campo Grande e no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano, em Corumbá. A iniciativa é desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Psicologia, Educação e Trabalho da UFMS, e conta com o acompanhamento de colaboradores do Observatório da Violência e Sistema Prisional.

Conforme a Recomendação 44 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a remição por meio da leitura será de quatro dias na pena, mediante a entrega e aprovação da resenha, sendo possível entregar apenas uma por mês, ou seja, cada reeducando poderá ler 12 livros ao ano, obtendo, no máximo, remição de 48 dias no total.

*Texto: Vanessa Amin com informações da Assessoria de Imprensa da Agepen

/Reprodução/Veja/Abril

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP

Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de...