26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Para maior inclusão, cães visitam alunos de escolas municipais

A Guarda Civil Metropolitana conta com quatro cães e quatro adestradores para realizar o trabalho.

11/04/2019 17h27
Por: Mirela Coelho

Com o objetivo de promover a inclusão social e facilitar a interação dos alunos com deficiência, a Guarda Civil Metropolitana iniciou o projeto de cinoterapia nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). Essa semana o cão Caio Maz está visitando a Escola da Educação Infantil Professora Oneida Ramos, no Jardim Campina Verde.

O uso de cães adestrados para auxiliar no desenvolvimento global de crianças que tenham alguma deficiência, é chamado de cinoterapia e tem o propósito de auxiliar essas crianças a desenvolverem habilidades motoras, de comunicação e cognitivas, facilitando a interação com os colegas da escola e té membros da família.

Na escola Oneida, o cão Max deu atenção especial para os gêmeos João Pedro e Marcos Henrique Lemes, de quatro anos, que são autistas. Um Samoiede, semelhante ao Akita japonjês, também estava lá para alegar as crianças.

Durante a atividade, o grupo de pelo menos 100 alunos acompanhou, atentamente, as peripécias de Max, que saltou obstáculos, comeu ração na mão dos alunos e ainda fez várias caminhadas com eles pelo pátio.

O condutor e adestrador do Caio Max, o guarda civil metropolitano Marcos Antônio Urbanek, explica que a corporação conta com quatro cães e quatro adestradores para realizar o trabalho.

“Os animais podem ser treinados desde os dois meses, mas precisam ter um perfil dócil para serem selecionados. Depois eles são treinados para não terem qualquer tipo de reação adversa com as crianças. É um treino específico onde passamos muito amor, carinho, estímulos positivos e confiança e há também o momento das brincadeiras para que eles sintam prazer quando estiverem interagindo com as crianças, por isso quando chegam à escola ficam alegres e já querem soltar a guia para brincar”, disse.

O diretor-adjunto da escola, Paulo Oliveira Barros, contou que os cães já estiveram na unidade ano passado e o sucesso foi tanto, que ele pediu a volta, já que a unidade tem 40 alunos com algum tipo de deficiência. “Foi um momento ímpar para elas porque o papel terapêutico deles é fundamental, além de estimular o respeito e o cuidado com os animais”, mencionou.

Além dos cães, os guardas civis metropolitanos também levaram uma viatura da corporação e mostraram todos os seus recursos. Encantadas, as turmas entraram no veículo e ouviram as explicações sobre o trabalho da GCM.

Informação do site Midiamax

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...