26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Na volta do Senado, petistas fazem desagravo a Lula

06/02/2016 – Atualizado em 06/02/2016

Senadores se revezam em plenário para condenar “campanha difamatória”, “linchamento público”, “processo de inquisição” e “manipulação de investigação” contra o ex-presidente

Por: Congresso em Foco

A primeira sessão do ano no Senado, realizada na tarde desta terça-feira (2), virou ato de desagravo ao ex-presidente Lula liderado por senadores do PT. Por duas horas, petistas se revezaram ao microfone para condenar o que chamaram de “campanha difamatória”, “linchamento público”, “processo de inquisição” e “manipulação de investigação” contra Lula.

Único oposicionista presente no plenário até o início da noite, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que o discurso dos senadores petistas demonstrava desespero. “É um tom de desespero para desvirtuar fatos e manipular a verdade”, atacou.

“A bancada não vai deixar o presidente Lula ser atacado. Vamos à luta!”, afirmou Lindbergh Farias (PT-RJ), que acusou o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de acobertar as investigações de corrupção durante os seus dois mandatos.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que Lula é vítima de um “odioso cerco” promovido por certos setores do país que, segundo ele, não digerem a força política nem a ampla base social que tem o ex-presidente.

“São ataques sistemáticos, que têm como objetivo desqualificá-lo como homem público e desconstruir a imagem de um presidente que deixou o cargo nos braços dos brasileiros, com mais de 80% de aprovação popular. Não há nada que pese contra a honra de Lula.”

Já o senador Jorge Viana (PT-AC) questionou o tratamento que o ex-presidente tem recebido pelos veículos de comunicação em geral e por integrantes do Judiciário e do Ministério Público. Segundo ele, a maior parte da mídia tentou transformar em “crime de Estado” a compra de uma canoa de R$ 4 mil pela ex-primeira-dama Marisa Letícia. A embarcação foi entregue no sítio que o ex-presidente diz ser de amigos e que recebeu reforma da Odebrecht.

“É complexo de vira-latas, como dizia Nelson Rodrigues. Que país é esse em que tentam carimbar o governo que mais ajudou os pobres como um governo de corruptos? Que país é esse em que um homem honrado e sua companheira, Dona Marisa, têm que passar pelo que estão passando?”, indagou Jorge Viana.

A ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR), que é alvo de inquérito da Operação Lava Jato, afirmou que Lula sofreu um “linchamento público”. “Foi sob os governos do PT que foram desenvolvidos os maiores avanços contra a corrupção”, declarou.

Também investigado na Lava Jato, Edison Lobão (PMDB-MA) classificou de “crueldade” o que tem sido feito contra o ex-presidente Lula. “Estou no Congresso Nacional, e como jornalista antes disso, há 50 anos, nunca vi um ex-presidente da república ser tratado com tanta crueldade, como estão fazendo agora com o ex-presidente Lula”, afirmou o ex-ministro de Minas e Energia.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) foi ainda mais veemente. “É um processo de inquisição que está sendo desferido contra o presidente Lula e contra Dona Marisa, da forma mais torpe, mas sórdida, mais leviana, mas irresponsável. Não se trata aqui só de dizer ‘Como, de repente, vai-se tratar um ex-presidente desta maneira?’ A questão não é exatamente essa, até porque, como diz o próprio Presidente Lula, ninguém está acima da lei. Trata-se aqui é de não há fundamento. Trata-se aqui é que, na verdade, ele tem sido vítima de mentiras, de calúnias…”, disse a potiguar.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A senadora fez referência à cassação do tucano Cássio Cunha Lima do governo da Paraíba. “Vossa Excelência foi cassado, assim como outros. Então, estou colocando de maneira clara, de maneira muito clara mesmo. A organização criminosa – ‘porque são tempos de corrupção’ – vem de longe, vem de longe. Por isso, inclusive, que nós lutamos tanto para acabar com o financiamento empresarial a partidos e campanhas, etc, porque é um dos alimentadores…”

Ao usar a palavra, Cássio demonstrou irritação com Fátima, que pediu um aparte em seu discurso. “Da mesma forma que eu a ouvi, Vossa Excelência vai ter que me ouvir. A senhora tem a mania de pegar o microfone, usa a sua condição de gênero para atropelar, é um cacoete que tem, e comigo não vai funcionar”, retrucou o senador, que disse ter sido cassado por questões eleitorais, e não por corrupção.

O líder do PSDB também defendeu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e chamou o PT de “quadrilha que está no governo”. Ele alegou que a diferença entre o número de investigações da Polícia Federal nos dois governos se dá pela “quantidade de crimes que foram cometidos nos últimos anos”.

Os discursos dos senadores petistas seguiram a linha da nota divulgada pela bancada do PT ontem (1˚), em defesa do ex-presidente. Segundo o comunicado, Lula virou alvo de uma onda de ataques por parte da imprensa e da Justiça. Os petistas afirmam que estão “inconformados” com “agenda policial introduzida no Brasil”.

A expectativa é que os trabalhos no Senado sejam retomados na sessão desta quarta-feira (3), quando estão previstos para entrar na pauta 15 itens que ficaram pendentes em 2015.

Humberto Costa:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...