21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Mesmo sem urgência, PDV pode ser aprovado ainda em março

Presidente do CCJ, Lídio Lopes, disse que deputados podem agilizar o trâmite e colocar proposta em votação ainda este mês

19/03/2019 15h55
Por: Deyvid Santos

O projeto do PDV (Plano de Demissão Voluntária) do Executivo pode ser aprovado até o fim de março, caso o trâmite na Assembleia Legislativo seja acelerado pelos deputados estaduais. Se seguir o prazo regular, a votação final deve ficar para meados de abril.

O cronograma foi calculado pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Lídio Lopes (Patri), com base nos trâmites que precisam ser seguidos. Hoje, o projeto foi apresentado na Assembleia, devendo permanecer no apoio legislativo pelas próximas três sessões (quarta, quinta e a próxima terça).

Na próxima quarta-feira, dia 27, será encaminhado à CCJ para definição do relator, que terá até uma semana para encaminhar o parecer sobre o projeto, podendo aprová-lo ou abrir prazo para ampliar análise.

A partir desse voto, o projeto vai a plenário para primeira votação e, depois, segue para comissões de mérito, onde deve permanecer por mais uma semana. Somente depois desse andamento, vai para segunda votação.

“Não tem um período que possa ser cravado, mas, em média, de três semanas a um mês”, explicou Lídio Lopes. Mas, caso os parlamentares queiram agilizar essa votação, os ritos podem ser acelerados, chegando à segunda votação em duas semanas.

Lopes considera o projeto positivo para o servidor, principalmente para os que não se adequarem a retomada da jornada de trabalho de 40 horas semanais, prevista para entrar em vigor a partir de julho.

O deputado Pedro Kemp (PT) criticou a proposta, dizendo que, em tempos de altos índices de desemprego, não é um bom momento para adesão ao PDV. Além disso, pode afetar setores sensíveis e que já trabalham com déficit de pessoal, como a Polícia Militar ou dos agentes penitenciários. “É preciso fazer restrição”, avalia.

Para o deputado Renato Câmara (MDB), a adesão ao PDV pode ser a forma de se “fazer justiça” com o servidor que estiver instatisfeito com o cargo ou com a ampliação da jornada. “Incentivo para quem está pensando em pedir exoneração”.

Esse detalhamento e tempo de validade do PDV somente será definido pela SAD (Secretaria Estadual de Administraçao) que irá regulamentar o projeto, sendo aprovado na Assembleia Legislativa.

Informações do site Correio do Estado

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Presidente da CCJ, deputado Lídio Lopes considera o projeto positivo para o servidor (Foto: Leonardo Rocha)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol e tempo estável em Três Lagoas

Temperaturas ficam na casa dos 34°C ao longo do dia.

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.