26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Justiça anula decreto com regras para aplicativos de transporte

Em 2017, município impôs uma série de exigências para prestadores do serviço na Capital

15/03/2019 10h37
Por: André Rodrigues

A Justiça considerou nula o decreto elaborado pelo prefeito Marcos Trad com regras para atuação de motoristas de aplicativo em Campo Grande. Conforme decisão proferida nesta segunda-feira, pelo juiz David de Olivera Gomes Filho, a atividade já é regulamentada por lei federal e só poder ser alvo de interferência municipal em casos pontuais.

A decisão é resultado de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o município e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em julho de 2017. Meses antes, o prefeito havia publicado o Decreto Municipal n. 13.157/17 reponsável por regulamentar o serviço.

No entanto, a medida gerou queixas de motoristas e das empresas proprietárias dos aplicativos. O principal argumento era de que o decreto regulamentava um serviço “privado” como se fosse um serviço “público”. Além disto, a regulamentação poderia restringir ou inibir uma atividade profissional. Identificação do veículo e cursos de formação específico para os motoristas também constavam entre as exigências.

Com base em interpretação da lei federal, o juiz afirma que cabem aos municípios, através de lei, impor condições ao exercício da profissão de transporte privado individual de passageiros, apenas no que tange a tributação do serviços prestados e aspectos que digam respeito com a segurança dos veículos utilizados na prestação do serviço, como idade máxima do automóvel e características correlatas com segurança. O restante dos itens constantes no decreto municipal já estava desterminado pela lei federal.

No decorrer da ação, diversas entidades se manifestaram e pediram inclusão no processo como interessadas, como o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo da Capital; Sindicato dos Condutores Autônomos de Passageiros em Motocicletas do Município de Campo Grande (Sindmototaxi). Sindicato dos Taxistas do Estado de Mato Grossodo Sul (Sintaxi) e União Sul-Mato-Grossense dos Usuários do Sistema de Transporte Integrado de Transporte Urbano e Rodoviário (Ussiter).

Informações via Correio do Estado

Imagem: ///Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...