26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Governo federal encontra dificuldades para se comunicar nas redes sociais

29/09/2016 – Atualizado em 29/09/2016

Pesquisa indica que potencial de comunicação digital é subaproveitado.

Por: O GLOBO

O governo federal encontra dificuldades para difundir informações por redes sociais e para quem acessa a web pelo celular. A conclusão é de uma pesquisa feita pela agência especializada de comunicação pública Isobar, obtida pelo GLOBO, que avaliou a comunicação digital de 27 órgãos do governo federal, abrangendo quase a totalidades dos ministérios.

Enquanto os sites do governo tiveram uma média de 7,5, numa escala de zero a dez, nas redes sociais a nota ficou em 3,7 e na função mobile em 4,2. Levando em conta as três plataformas, os ministérios da Educação, Defesa, Integração Nacional e Trabalho ficaram com as melhores notas (7,5), enquanto a Agricultura teve o pior resultado (2).

Nas redes sociais, o Ministério da Educação teve a melhor nota (8) e a Casa Civil a pior (1). A agência destaca que o MEC consegue mostrar a abrangência da atuação nessas mídias, faz atualizações em volume compatível e usa uma linguagem específica.

A atuação do governo é mais concentrada no Facebook, onde os órgãos, somados, passam de 13 milhões de seguidores. No Twitter são 3,6 milhões e no Google Plus 2,6 milhões. No Facebook, o Ministério da Educação tem o maior número de seguidores, com 2,6 milhões, e Justiça, Saúde e Trabalho tem mais de 1 milhão. No Twitter são os principais canais do governo quem lideram. A conta do Palácio do Planalto tem 507 mil seguidores e o Portal Brasil 471 mil. No Google Plus, Esporte (954 mil) e Turismo (718 mil) são os que tem mais seguidores.

Os dados gerais mostram alguns ministérios que têm condições de divulgar melhor suas informações. A pasta do Esporte ficou com média total 3,5. A avaliação foi negativa porque há alta frequência de publicações nas redes sociais e um site sem compatibilidade para acesso na função mobile. A Cultura ficou com nota 4,5, puxada para baixo pela falta de versão mobile e por uma nota apenas razoável (6) nas redes sociais. O próprio Ministério de Ciência e Tecnologia ficou em posição intermediária, com nota 5,5, por utilizar linguagem técnica e não oferecer aplicativos.

A pesquisa levou em conta dados de julho deste ano. A avaliação geral é de que o governo federal tem um potencial de comunicação digital subaproveitado. A agência observa que o total de seguidores das redes sociais é superior ao de grandes veículos de mídia, o que possibilitaria ao governo realizar ações direcionadas neste universo com grande engajamento. Ressalta também a necessidade de investimento para acesso na função mobile. “É pertinente afirmar que o governo federal tem um amplo espaço disponível para envolver os cidadãos e demonstrar o esforço de suas iniciativas e realizações”, conclui a agência.

Pela análise da agência, os portais oficiais do governo (Portal Brasil), do Planalto, da Defesa e do Trabalho receberam nota 10, enquanto Saúde, Banco Central, Agricultura e Indústria tem os piores sites, com nota 5. Os melhores sites apresentam conteúdo próprio, sinergia entre as várias páginas e uma identidade padrão do governo. Nos piores, não há padronização de uma marca da administração e utiliza-se uma linguagem mais técnica, distante do cidadão.

Os ministérios do Trabalho, da Integração Nacional, da Fazenda e do Banco Central foram os únicos a receber nota 10 na versão mobile, enquanto sete órgãos nem sequer dispõe de sites compatíveis (Ministério do Esporte, da Indústria, das Relações Exteriores, da Cultura, AGU, Minas e Energia e Agricultura). A classificação leva em conta a disponibilização de aplicativos, como o que permite acompanhar as contas do FGTS, no caso do Trabalho, e os conteúdos da Receita Federal, vinculada à pasta da Fazenda.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...