32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Governo capacita profissionais sobre acesso da população LGBT à saúde

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social podem se inscrever no curso online até 18 de novembro.

Por: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) podem se inscrever até 18 de novembro na terceira edição do curso online sobre Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Coordenado pelo Ministério da Saúde, o curso é oferecido pela Universidade Aberta do SUS e tem o objetivo de capacitar os profissionais que atuam, preferencialmente, no cuidado, acolhimento, direito e acesso à saúde da população LGBT.

A capacitação é feita à distância, com duração de 45 horas, dividida em três temas: gênero e sexualidade; o estudo da Política LGBT e o acolhimento e cuidado à população LGBT. De acordo com a técnica do departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT, Adrianna Figueiredo, o curso apresenta atividades baseadas em situações cotidianas que as pessoas enfrentam nos serviços de saúde.

“O curso vem sendo realizado com sucesso pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Rede Universidade Aberta do SUS. A divulgação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário foi uma das alternativas encontradas para trazer a temática de uma maneira mais completa para os nossos profissionais da Rede de Assistência Social e, assim, qualificá-los ainda mais”, explica.

Adrianna Figueiredo lembra que os profissionais do Suas atendem pessoas que vivem em vulnerabilidade extrema. “O curso apresenta aos trabalhadores da nossa rede a realidade da população LGBT. Isso é fundamental para que eles, no momento em que procurarem por atendimento, não venham a sofrer uma nova violência por parte dos profissionais que desconhecem essa realidade”, completa.

O curso faz parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica e já qualificou mais de 29 mil profissionais em todo o país. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o mínimo de 70% de acerto nas avaliações. Ao final, o trabalhador recebe um certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas no site http://unasus.uerj.br/cursos-em-andamento/lgbt.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...