35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Fibria apoia certificação de 19 micro e pequenas empresas de Três Lagoas (MS) no Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF)

27/04/2017 11h25

Certificação garante modernização nos sistemas de gestão, oferecendo a empresas de diversos segmentos maior competitividade nos negócios

Por: Performa Comunicação

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, participa nesta quinta-feira (27), do sexto evento de certificação das empresas que fizeram parte do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores de Três Lagoas (PQF-Avançado). Nesta edição, 19 empresas receberão a certificação.

Em seis anos, 166 empresas locais já foram certificadas no PQF. “É nítida a evolução das empresas fornecedoras. Esta visibilidade é observada em termos de crescimento, faturamento, geração de emprego e qualidade no atendimento. Outro ponto importante é o fortalecimento das cadeias produtivas, já que as compradoras beneficiam-se de toda qualidade gerada pelo PQF”, diz o coordenador do Comitê Gestor do PQF Avançado e gerente de Suprimentos da Fibria, Paulo Edson Martins Vieira.

Das 166 empresas certificadas, 76% prestam ou já prestaram serviços para a Fibria. Na lista estão empresas de diferentes segmentos e, de acordo com o comitê gestor do programa, a maioria dos participantes trabalham na área de metal mecânico.

Michelli Menegueli da Silva é diretora da Reciclagem Alvorada, empresa do setor de gerenciamento de resíduos. Há sete anos ela trabalha como fornecedora de grandes indústrias e, este ano, receberá a certificação. “Foi um período de grande aprendizado e conhecimento adquirido, que já está sendo colocado em prática. Nossa empresa atua no ramo ambiental e quanto mais transparência tivermos mais credibilidade agregaremos ao nosso negócio”, diz Michelli.

Para o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Hugo Bittar, o PQF consolidou-se na região de Três Lagoas, cidade considerada por ele como principal polo industrial do Estado, pois garante a qualificação dos fornecedores e traz desenvolvimento para a economia local. “As empresas ganham competitividade e há maior redução dos custos de produção. A tudo isso soma-se também o aumento da eficiência no fornecimento”, completou Bittar.

Inscrições abertas

As inscrições para novas empresas que desejam obter a certificação do PQF já estão abertas, com encerramento previsto para o dia 5 de maio. Podem participar empresas de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e região.

Mais informações podem ser obtidas no IEL Três Lagoas – Novo SESI, pelo telefone: (67) 3919-2151, ou em Campo Grande pelo telefone: (67) 3044-2126.

Sobre o PQF

O programa foi implantado em 2010, por uma iniciativa da Fibria em parceria com outras empresas âncoras e com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do SEBRAE/MS. Além disso, também integraram o Comitê do PQF as empresas Sitrel, Bemis e as prefeituras de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No início, com o chamado PQF Básico, as empresas eram certificadas quanto a legalidades fiscais, trabalhistas, ambientais e de saúde e segurança do trabalho. A partir de 2010, observou-se que havia a necessidade da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF:2008), norma criada pelo Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), apoiado pela Fibria no Espírito Santo, baseada na norma ISO9001:2008, que inclui um requisito de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...

Presidente da Petrobras faz visita técnica à Unidade de Fertilizantes e Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas (MS)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participa hoje (26/04) de uma inspeção na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS)...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...