26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Família de criança com sequelas de parto suspeita de erro

25/11/2014 – Atualizado em 25/11/2014

Por: Midiamax

Uma família está acusando o Hospital Regional da Capital de erro médico na hora de fazer o parto de uma criança. Segundo a família, em virtude da demora para iniciar a cesariana, faltou oxigênio no cérebro do bebê, deixando-o em estado vegetativo.

Agora, os parentes do pequeno Asafe Cavalcanti, que ficou cerca de duas semanas na UTI, querem que a justiça seja feita e os responsáveis, pelo possível erro, punidos. O bebê já foi transferido para um quarto do mesmo hospital, todavia, só come com sonda e não demonstra nenhuma reação motora, nem mesmo o choro.

O caso

De acordo com a mãe, Vanessa Cavalcanti de Oliveira, no dia 20 de outubro deste ano, seu médico de confiança a examinou horas antes do parto e concluiu que a criança estava transversa na barriga e, por isso, o parto deveria ser por cesariana.

“Quando cheguei ao Regional, por volta das 14 horas, a médica que me recebeu fez o exame de toque, contrariou o outro médico e me disse que o parto seria normal. Às 21 horas eu não aguentava mais de dor e pedi para meu marido chamar a médica. Ela voltou e estourou a bolsa com a mão e ficou na dúvida, pois chamou outro médico para fazer o mesmo exame recém- feito”, explica.

Depois disso, Vanessa diz que os médicos sumiram e só foram aparecer por volta da meia-noite. “Me deixaram lá com a bolsa estourada agonizando de dor”, diz.

Quando retornaram, Vanessa disse que os médicos fizeram, novamente, o exame de toque e arregalaram os olhos. “Depois disso virou uma correria com médicos e enfermeiros. Por fim, realizaram um parto de emergência por cesariana”, ressalta.

O presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Erros Médicos, Valdemar Morais de Souza, diz que o bebê ficou sem oxigênio e teve um sério problema neurológico.

“Além da falta de oxigênio, a criança nasceu com parada respiratória e cardíaca. Os médicos conseguiram reanimá-la, mas está com sequelas, pois não se mexe, não consegue engolir, só come por sonda, além de nunca ter chorado”, frisa Valdemar.

A avó da criança, Maria José Leite Cavalcanti, lembra que a gravidez de sua filha foi saudável. “Meu neto estava sadio, os exames mostravam que era forte. Agora espero que a justiça seja feita”, esbraveja.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Por fim, Maria José diz que a alegria que sempre rondou a família se foi. “Hoje nós vivemos na escuridão. Isso foi uma tragédia em nossas vidas”, conclui.

Versão do Hospital Regional

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax procurou a administração do Hospital Regional para que o caso fosse comentado. Contudo, eles não quiseram comentar sobre o possível erro médico e encaminharam a demanda para a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Por sua vez, a SES não se pronunciou sobre o caso até o fechamento deste texto.

Créditos: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...