26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Contran prorroga implantação das placas Mercosul e do CRLVe

31/12/2018 08h41
Por: Laís Eger Penha / Por Campo Grande News

Na última semana do ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 30 de junho de 2019 a implantação das placas Mercosul e do CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos Eletrônicos). Anteriormente, a data limite para Mato Grosso do Sul seria até hoje (31).

O texto anterior estipulada prazos diferenciados para os Estados. Mato Grosso do Sul integrava o último bloco, que inclui Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A nova data foi estipulada no dia 28 de dezembro.

Este é o terceiro adiamento concedido pelo Contran. No início do mês, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) havia encaminhado pedido de prorrogação de 60 dias para implantação da Placa Mercosul, alegando problemas operacionais e de logística, já que o Estado não teria empresas credenciais para a troca das placas para atender a demanda em tempo hábil.

Placa Mercosul

A Placa Mercosul foi criada para ser um padrão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado teria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combinam letras e números conforme a opção de cada unidade federativa. No Brasil, no entanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada entre os países, a bandeira do Estado e o brasão do município.

No dia 28 de dezembro, o Ministério das Cidades determinou a retirada dos brasões dos novos modelos levando em conta o apelo da sociedade e de especialistas que avaliam a medida como desnecessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi oficializada pelo Governo Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

Com a retirada dos brasões, a placa permanecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...