23.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Área utilizada no plantio de algodão aumenta em 19%

Projeção de colheita é de 11 milhões de fardos e 2,4 milhões de toneladas.

25/12/2018 06h27
Por: Gabriele Benati

O relatório divulgado no início de dezembro pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontou que a área destinada ao plantio de algodão no Brasil cresceu 19% no ciclo 2018/19. O principal motivo para o aumento, justificou o documento, foi a elevação dos preços e a alta demanda de exportação.

“Os preços do algodão, em particular os preços de exportação FOB, são o principal fator por trás da decisão dos produtores de acelerar a expansão da área de plantio de algodão. O rendimento está previsto para permanecer um pouco acima de 1700 kg por hectare (kg / ha). Como tal, a produção total deverá aumentar em 19 por cento, para 11 milhões de fardos, o equivalente a 2,4 milhões de toneladas”, diz o texto.

Nesse cenário, o relatório explica que a cultura do algodão no Brasil é planejada em pelo menos um ano e até dois anos, com base na demanda projetada e até certo ponto nas vendas futuras.

“Por exemplo, segundo estatísticas do governo brasileiro, no estado de Mato Grosso, quase 70% da safra de algodão de 2018/2019 já está sob contrato apesar do fato de que a maior parte do plantio de algodão não terá início em janeiro de 2019”, explica o USDA.

“Além da expectativa de demanda futura, os produtores confiam nos retornos de cada safra para reinvestir na próxima safra. O custo de produção do algodão por hectare no Mato Grosso é cerca de três vezes maior que o da soja. Devido ao alto investimento inicial, sem bons retornos que são fortemente baseados no desempenho das exportações, muitos produtores simplesmente não têm meios para investir tanto na safra seguinte”, completa.

Informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...

Secretário de Desenvolvimento Econômico se reúne com associação e lojistas para tratar sobre o novo Shopping Popular

Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), representada pelo Secretário da pasta e Chefe...

PROCON-TL divulga pesquisa de preço de gás de cozinha e água mineral

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, em conjunto com o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON-TL), divulgou nesta quinta-feira, 25 de abril, a...