26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

A rotina do Guaicurus fora de campo: Rugby e seus valores na formação de caráter

25/10/2016 – Atualizado em 25/10/2016

Além do desempenho em campo, o clube apresenta outra forma que o esporte também é campeão.

Por: Karime Marques

O Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube entende bem a respeito do valor do Rugby na formação de caráter, já que este desempenha papel importante na vida de jovens da cidade. O clube realiza projetos em algumas igrejas e demais núcleos para incentivar as crianças e adolescentes a conhecerem o Rugby. Assim como foi com os jovens da Igreja Luterana, ensinando principalmente os princípios deste esporte.

“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas conseguem. Ele fala aos jovens uma linguagem que eles compreendem.” Nelson Mandela.

Nelson Mandela usou o esporte para unir uma África do Sul dividida entre negros e brancos. Uma nação que, durante 50 anos viveu sob o regime chamado apartheid – que os separava – estava unida em ocasião da Copa do Mundo de Rugby. União esta, que impulsionou a África do Sul a ganhar da favorita Nova Zelândia em 1995.

O Rugby é um esporte de contato, que exige muito do atleta, mas as exigências primordiais para se tornar um Rugbier são os 5 princípios do Rugby: Paixão, Disciplina, Integridade, Solidariedade e Respeito. Tais princípios preparam o jogador para o campo e também para a vida.

Além de um clube, é isto que o Guaicurus tem como meta, transmitir aos futuros adultos ensinamentos como trabalhar em conjunto, que ocasiona um try (ponto do Rugby), mérito de toda a equipe. O tamanho do adversário se torna pequeno diante do tamanho da sua vontade de ganhar. Após uma partida, ambas as equipes se reúnem para uma confraternização, demonstrando que o adversário não é seu inimigo, e que o respeito se aplica da mesma forma com o companheiro de equipe e com o oponente.

O Rugby é motivacional, um ótimo educador na formação de caráter, onde se aprende que a vitória não está no placar, mas sim na superação, no desempenho dentro de campo, no conhecimento adquirido, na consciência de ter vencido a própria fraqueza. Este esporte ensina que você é capaz de fazer tudo, correr, atacar, defender, derrubar, cair levantar, menos ficar parado, o esporte descobre dentro de você um legitimo campeão escondido, é o Rugby que te escolhe, ele te seduz, te encanta, prepara para a vida.

Na vida há duas escolhas quando é derrubado: procurar quem te derrubou, ou levantar e continuar lutando. Durante o percurso há fadiga ao correr para alcançar o alvo, mas haverá sempre um apoio, esse apoio te fará chegar ao seu objetivo, assim é no Rugby! A linha do try no Rugby é aquele resultado de trabalho bem feito, é gratidão pela recíproca entre os demais. Não é mera coincidência o Rugby ser tão parecido com a vida.

Para quem deseja conhecer mais sobre o esporte, os treinos são realizados sob o treinamento de Danilo, mais conhecido como Mestre Splinter, na terça-feira, às 22h00 na Lagoa Maior, na Avenida Aldair Rosa de Oliveira com a Rua Paranaíba, quinta-feira às 20h30h no mesmo local e aos domingos às 15h30 no Estádio Adem, esquina com a linha do trem na Avenida Filinto Muller. Para os jovens abaixo de 19 anos há treinos em outros horários, terça e quinta-feira às 16h30, na Lagoa Maior, ao lado do Poliesportivo da lagoa e sexta-feira 16h30, na Lagoa Maior, ao lado da pista de skate.

O Rugby é um manual prático que ensina como vencer os obstáculos, ora, impostos pela vida.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...