32.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

CESP conclui teste de redução de vazão em Porto Primavera

29/09/2014 – Atualizado em 29/09/2014

Durante operação, equipes especializadas monitoraram trecho de 28 km a partir da usina até a confluência com o rio Paranapanema

Por: Assessoria Cesp

O teste de redução de vazão realizado pela CESP – Companhia Energética de São Paulo na Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), iniciado na sexta-feira, dia 26, foi concluído ontem, dia 28. A vazão defluente chegou a 3.000 m3/s e o nível a jusante (abaixo da usina) estava em 235,96 m no término do teste. No dia 26, a vazão defluente estava em 4.300m³/s e o nível a jusante era de 236,54, uma variação de 58 cm.

O monitoramento de um trecho de 28 km a partir da usina até a confluência com o rio Paranapanema foi realizado durante toda a operação e contou com equipes especializadas da CESP e também do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA), órgãos que autorizaram os testes, além de representantes da Marinha e do Departamento Hidroviário.

Retomada

Após a conclusão do teste, a CESP iniciou o aumento gradativo da vazão defluente, retomando a operação normal, que é determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para controle de geração e de nível de reservatório.

O teste de redução de vazão foi realizado pela CESP por solicitação do ONS, que objetiva minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do Sistema Interligado nacional (SIN).

A realização dos testes foi divulgada para órgãos de imprensa da região. A população contou também com o serviço de atendimento 24 horas da CESP, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As informações, que são de utilidade pública, ficaram disponíveis também no site da CESP.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Através de parcerias, internos da Colônia Penal de Três Lagoas são inseridos no mercado de trabalho

Diretor substituto da unidade, Wilson Medina explicou em entrevista que atualmente, 126 dos 150 internos estão empregados em diversas áreas no município.

Estado recebe mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu na terça-feira (7) mais 92 mil doses...

Com apoio de investigadores de Três Lagoas, Polícia Civil deflagra operação para o combate ao tráfico de drogas

Ações foram realizadas com o empenho de sete policiais civis e a equipe do Canil do 2°BPM.