26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Segundo dia de prova do ENEM 2018 terá 30 minutos a mais de duração

21/03/2018 08h58

Nesse dia, a prova possui questões de química, física, biologia e matemática.

Por: Da Redação

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (2018), dedicado a prova de exatas, terá 30 minutos a mais de duração. A partir deste ano os candidatos terão cinco horas para responder as questões de ciências da natureza, que inclui química, física e biologia, além de matemática. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

No ano passado, o Ministério da Educação mudou a divisão das disciplinas concentrando as provas na área de humanas e exatas. Os candidatos, no entanto, se queixaram que o tempo de quatro horas e meia para a prova de exatas foi insuficiente para fazer todos os cálculos exigidos nas questões.

O primeiro dia do exame continua tendo cinco horas e meia de duração para que os candidatos respondam as questões de linguagens, ciências humanas e façam a redação. O edital do Enem 2018 foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

Outra novidade para este ano é que os isentos do Enem 2017 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. O valor é R$ 82.

No ano passado, o Enem teve abstenção de 32%, a maior em sete anos. Na época, o ministro da Educação informou que entre os ausentes, 38% não pagaram a taxa.

Desde 2015, o governo tem tentado endurecer as regras para os pedidos de isenção. O candidato que prestava o Enem mais de três vezes sem pagar a taxa também perdia o direito à gratuidade na quarta tentativa. Entretanto, as medidas criadas pelo governo para tentar coibir este tipo de problema ainda não surtiram efeito.

Por G1.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...