23.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Professor de MS escreve orelha de livro do autor de Crônicas de Nárnia

24/10/2016 – Atualizado em 24/10/2016

Professor de Letras

Por: Marcio Ribeiro com Midiamax

A editora Planeta lançou em português o livro A Torre Negra e Outras Histórias, de C.S. Lewis, autor de grandes obras como as Crônicas de Nárnia. Este novo livro é um esboço de um quarto volume que daria continuidade à aclamada série de ficção científica de Lewis, conhecida como Trilogia Espacial. Com grande conhecimento sobre as obras de C.S. Lewis, o professor doutor Nataniel dos Santos Gomes foi convidado para escrever a orelha do livro.

Nataniel é professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Para ele ser lembrado foi muito importante, já que é comum que a orelha do livro seja escrita por escritores estrangeiros. “Lewis é um Autor muito importante. Poucas pessoas conhecem bem a obra dele. Estou honrado de ser uma dessas pessoas”, comentou Nataniel.

A Torre Negra e Outras Histórias continua as aventuras de personagens como o Dr. Elwin Ransom e MacPhee. Na trama, cinco homens se reúnem no escritório de Orfeu, na Universidade de Cambridge, para testemunhar a violação do espaço-tempo por meio do cronoscópio, um telescópio que não olha apenas para um outro mundo, mas para outras dimensões. Ao longo da narrativa, os personagens travam debates sobre a matéria, no tempo e no espaço. O livro já esta nas livrarias e parte dele pode ser lida aqui.

Nataniel Gomes

O professor Nataniel Gomes possui graduação em Letras (Português/Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor da graduação e do programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ).

Confira o texto da orelha do livro A Torre Negra e Outras Histórias:

“Algumas vezes perguntamos o significado da vida, o porquê de nossa existência. Questões assim martelam a cabeça de muita gente e é preciso uma resposta realmente esclarecedora para diminuir um pouco o dilema existencial.

Para muitos, tais questões acabam tornando-se verdadeiras obsessões. Mas, como filhos do Iluminismo, nos tornamos amantes do Racionalismo, como se tudo pudesse ser desvendado pela lógica. Até que descobrimos que é impossível desvendar o mistério da existência desta maneira.

Lendo e lecionando sobre literatura da Idade Média e da Renascença, C.S. Lewis teve contato com pensadores e escritores que contribuíram muito para sua formação e assim ele tenta responder essas questões.

Como professor de Literatura, ele não era ingênuo. Sua intenção era atrair a atenção do público, por intermédio de sua produção literária, para a resposta a essas questões.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Lewis escreve num período em que ninguém mais acreditava em fantasias. Mas reelabora e coloca à disposição dos leitores enfadados com o cotidiano. Ele lança mão do sonho e da fala de seres fantásticos para expressar suas reflexões acerca da vida.

Tudo isso tem a intenção de pintar e identificar o ser humano nos sonhos, nos dilemas e nas necessidades. Desta forma, Lewis constrói suas histórias, como forma de dizer o que se pensa, atingindo o público amplo, tendo a fé cristã como pano de fundo.

Uma leitura imperdível para os fãs de C.S. Lewis e da literatura fantástica que finalmente é lançada no Brasil.”

http://mulpix.com/instagran

CS Lewis, autor de

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...