31.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Presos falam em regalias para condenados

19/04/2014 – Atualizado em 19/04/2014

Por: Folha Press

Depoimento de dois presos dado à Justiça do Distrito Federal fala em regalias a condenados do processo do mensalão durante o café da manhã. Segundo os detentos, em vez de um “todão com leite em pó e água”, o “café do mensalão” contava com “café e leite puro”, além de frutas. Os depoimentos foram prestados mês passado por Leandro Marques Domingues e Renato Cesar Reis. Ambos são acusados de tráfico de drogas dentro do presídio.
Responsáveis por entregar cafés da manhã em algumas celas, os dois alegam que não traficaram drogas durante a entrega das refeições, e que estão sendo perseguidos desde que um deles pegou parte da suposta alimentação diferenciada servida aos presos do mensalão.

“Os agentes já tinham problemas com Renato, em razão do café do ‘mensalão”; que Renato, como não tinha visita pegava um pouco do café do ‘mensalão”; que o café dos internos é um ‘todão com leite em pó e água” e o café do ‘mensalão” é café e leite puro, com uma fruta; que os demais internos não têm fruta”, diz Leandro em seu depoimento. Renato, por sua vez, diz que “foi chamado atenção quando pagava o café para as pessoas do mensalão (…) que os presos do mensalão são os únicos que recebem café puro, além de duas frutas; que o interrogando alegou que como preso também teria direito a café; que depois desse fato, acredita que pode ter sido perseguido em razão desse problema”.

Como os dois são acusados de tráfico de drogas, os depoimentos foram prestados numa Vara de Entorpecentes de Brasília e serão remetidos à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal para apuração das supostas regalias concedidas aos presos do mensalão.
Apesar do depoimento dos presos ter sido tomado no mês passado, os fatos relatados dizem respeito ao início de janeiro. À época, estavam no semiaberto do presídio da Papuda o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-deputado Bispo Rodrigues e o ex-tesoureiro do PL, atual PR, Jacinto Lamas.

Além do café da manhã citado pelos detentos, a Vara de Execuções apura se Valdemar infringiu regras do semiaberto quando foi flagrado pela reportagem recebendo políticos no restaurante onde obteve autorização para trabalhar durante o dia. Além disso, desde a prisão dos condenados do mensalão, denúncias sobre alimentação diferenciada e estacionamento privativo na unidade destinada a presos com autorização para trabalhar fora do presídio já chegaram à Vara de Execuções Penais. Devido a elas, Delúbio Soares chegou a ter suspensa sua autorização para o trabalho externo. Ele recuperou o benefício no último dia 19. Desde as primeiras denúncias os advogados dos condenados negam qualquer tipo de regalia oferecida a seus clientes no presídio.

O advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima, voltou a negar regalias e disse que os presos podem complementar sua alimentação comprando itens no presídio. “Em primeiro lugar, não há regalias. Em segundo, todo preso pode complementar suas refeições desde que compre formalmente na cantina do presídio”, disse. O diretor do presídio onde o café diferenciado estaria sendo servido, Márcory Mohn, disse que não iria comentar a denúncia dos presos. A secretaria de Segurança do Distrito Federal não respondeu aos questionamentos até a conclusão desta reportagem.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé “

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...