35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Menino de 7 anos apanha e diz para a mãe que ‘bateu em árvore’

23/09/2014 – Atualizado em 23/09/2014

Menino de 7 anos apanha na saída da escola e diz para a mãe que ‘bateu em árvore’

Por: MidiaMax

Um garoto, de 7 anos de idade, ficou com o rosto ferido na manhã desta segunda-feira (22), depois de ser agredido na saída da escola, localizada no Parque do Lageado, região sul da Capital. Segundo a mãe do menino, ele ficou com medo do agressor e mentiu, dizendo que tinha se machucado sozinho.
A mãe do aluno afirmou ao Midiamax que o filho chegou em casa por volta das 11 horas, com o rosto lesionado e sangrando muito. Ela perguntou o que ocorreu e ele disse que tinha batido em uma árvore. “O colega que mora na frente de casa e volta junto com meu filho disse que, na verdade, ele tinha apanhado de outro menino e que estava com medo de me contar”, disse a mãe.

Depois de conversar com o filho, a criança confirmou a agressão e disse que o colega de classe, de 9 anos de idade, o agrediu na saída da escola. “Eu conversei com ele, disse que ele tem que me contar quando uma coisa dessas acontece e que isso não está certo, não pode acontecer”, disse a mãe, indignada.

A mulher disse que procurou a escola e que eles a apoiaram em todo o momento e que conversariam com os pais do agressor. O menino, de 7 anos, ainda disse para a mãe que sempre sofre provocações por parte do colega nos intervalos das aulas e que tinha medo de contar para a mãe, pois era ameaçado. “Penso até em trocar meu filho da escola, porque fico com medo dessa situação”, afirma a mulher.

Outro lado

A Semed (Secretaria Municipal de Educação), por meio da assessoria da Prefeitura de Campo Grande, se pronunciou a respeito do caso. De acordo com a secretaria, a mãe do menino agredido foi atendida pela escola e orientada para as medidas que deveriam ser tomadas.

A mãe do garoto agressor foi chamada para ir até a escola e foi ouvida pela direção. A agressão foi confirmada e a mãe disse que vai procurar um psicólogo para fazer acompanhamento do filho. Ela disse que a criança passou por um abalo emocional na família em 2013, mas não informou do que se trata.

Caso de polícia

Segundo a delegada titular da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), Rozeman Geise Rodrigues de Paula, a criança só é responsabilizada criminalmente, com medidas socioeducativas, a partir dos 12 anos.

Mesmo assim, caso a mãe queira, ela pode procurar a delegacia. “Se a lesão causada na criança for muito grave, a mãe pode registrar o boletim de ocorrência para requisitar o exame de corpo de delito”, diz a delegada. No entanto, como o agressor tem menos de 12 anos, o caso deve ser analisado junto ao Conselho Tutelar.

Acompanhamento

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A primeira atitude, assim como a tomada pela mãe da criança agredida, é procurar a escola. Caso o colégio não se posicione, a ouvidoria da Semed pode ser acionada, já que há o risco, em alguns casos, de que o caso não chegue até a secretaria por meio da escola.

Segundo o conselheiro e psicólogo Adriano Ferreira, o Conselho Tutelar deve ser acionado se não houver iniciativa por parte da escola de resolver a situação. “Podemos chamar os pais, a criança e, se necessário, dar uma advertência, conversar com esse aluno e até mesmo acionar o Ministério Público, dependendo do caso”, diz.

Ainda de acordo com o conselheiro, há necessidade de conversar com o agressor. “Por trás de uma criança que agride, pode haver outro agressor. Um pai, um familiar, por isso é importante saber realmente o que acontece”, afirma Adriano.

No caso do menino de 7 anos, a mãe disse que foi orientada a retornar na escola na manhã de terça-feira (23), para conversar com a direção do colégio sobre o assunto e como o caso será resolvido.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...

Presidente da Petrobras faz visita técnica à Unidade de Fertilizantes e Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas (MS)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participa hoje (26/04) de uma inspeção na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS)...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...