26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Maquiagem em excesso pode causar problemas aos olhos

18/04/2014 – Atualizado em 18/04/2014

Por: MSN

Região onde se passa o lápis apresenta os maiores cuidados Foto: reprodução

Maquiar-se é um ato cotidiano na vida de uma mulher, mas é preciso ter cuidado. Segundo o oftalmologista Fabiano Ciola, da Clínica Oftalmológica Unilaser, o uso da maquiagem em pessoas com predisposição pode ocasionar problemas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz) e prurido (coceira) e edema da conjuntiva.

Devido à maior proximidade dos olhos, a região onde se passa o lápis apresenta os maiores cuidados. De acordo com o especialista, é importante ressaltar que a região contém os orifícios das glândulas de Meibômio, que são responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, causando terçol.

Para evitar que problemas advindos do excesso ou mau uso de maquiagem prejudiquem a saúde ocular, cuidados devem ser tomados. “É recomendado usar produtos de boa qualidade. Marcas com mais tradição no mercado tendem a apresentar menos problemas que produtos de origem duvidosa”, alerta o especialista. Além disso, Ciola ressalta que o prazo de validade deve ser respeitado, já que maquiagem vencida em contato com os olhos pode causar conjuntivite tóxica.

Outra recomendação seria não passar o lápis na parte interna das pálpebras evitando, assim, a obstrução das glândulas palpebrais. “Existe uma doença crônica muito comum chamada blefarite, que causa inflamação nas bordas das pálpebras e todos os sintomas semelhantes à alergia e olho seco, que pode ser potencializada pelo uso de maquiagem. Neste caso, deve-se procurar um oftalmologista para o tratamento adequado”, explica.

Limpeza

Por conta dos riscos da maquiagem em contato com os olhos é fundamental retirar o produto ao fim do dia. Para isso, o consenso entre os médicos é utilizar uma gaze com xampu neutro para bebês, diluído em água morna. Para aumentar a eficiência da limpeza, o uso de demaquilantes pode ser utilizado com cuidado. Sempre com os olhos fechados. Dentre os mais eficientes, estão os demaquilantes bifásicos.

Lentes de contato

Para quem usa lentes de contato o cuidado é dobrado. “O ideal é colocar as lentes antes de passar a maquiagem para garantir que não entre nenhum resíduo dos produtos entre a lente e a córnea”. Segundo o especialista, outro passo importante para essas mulheres é lavar as lentes de contato antes de colocá-las nos olhos. Além disso, devido ao contato direto com olhos, o estojo das lentes deve ser lavado no mínimo uma vez por semana e trocado sempre que possível. “Recomendo que as usuárias nunca, jamais, em hipótese alguma, durmam com as lentes nos olhos”, alerta o especialista.

FONTE: msn

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...