24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

INSS irá interromper descontos feitos sem autorização após recomendações do MPF

04/06/2018 14h37

Por: Gabriele Benati / Por Campo Grande News

O MPF-MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) recomendou à agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que interrompa por 60 dias descontos realizados em benefícios previdenciários. Isso porque, segundo o MPF, os descontos são realizados sem a autorização de aposentados e pensionistas.

Os beneficiários do INSS ingressaram com representação no MPF e explicaram a ocorrência de descontos indevidos em seus benefícios. Os descontos seriam de seguro de vida, auxílio funerário e mensalidades de associações e entidades de aposentados, sem que existissem pedidos.

Conforme o MPF, o artigo 6º da Lei nº 10.820/2003 e o artigo 525 da Instituição Normativa n.° 77/2015/INSS, estipulam que as agências do INSS podem descontar da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas quaisquer acordos feitos entre a instituição e o beneficiário, com relação a prestações, cartão de crédito e empréstimos, desde que tenham autorização do filiado.

Ao INSS, argumenta a Procuradoria, cabe reter os valores autorizados e repassar à instituição financeira credora, além da responsabilidade verificar a existência de efetiva autorização do beneficiário para os descontos.

Para o MPF, o INSS incorre em negligência no controle e fiscalização da operação financeira, em descumprimento à legislação pertinente. Segundo o MPF, a responsabilidade civil do Instituto encontra previsão legal nos arts. 186 e 927 do Código Civil.

O INSS alegou ao MPF que “o comando para efetivar o desconto é encaminhado diretamente pela entidade associativa, não sendo enviada cópia da autorização necessária”, e que verificou um crescente número de solicitações desta natureza em fevereiro deste ano.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...