26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Incêndio destrói Museu Nacional; local completou 200 anos em junho

No museu, que foi residência da Família Real entre os anos de 1816 e 1821, haviam mais de 20 milhões de itens, alguns deles com milhares de anos.

03/09/2018 08h26
Por: Laís Eger Penha

Um incêndio na noite de domingo (02) destruiu um dos maiores patrimônios históricos do Brasil: O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ). O local, que completou 200 anos em junho deste ano, foi totalmente consumido pelo fogo.

O incêndio começou por volta das 19h30 e só foi controlado por volta das 2h de hoje (03). Por conter grande quantidade de material inflamável, o fogo se alastrou rapidamente por todo o edifício.

No museu, que foi residência da Família Real entre os anos de 1816 e 1821, haviam mais de 20 milhões de itens, alguns deles com milhares de anos. O museu foi criado por D. João VI em 1818.

Foi no palácio que abrigava o museu que, em 1822, a princesa Leopoldina assinou a declaração de independência do Brasil. O local também foi palco da primeira Assembleia Constituinte da República, que marcou o fim do império no país.

O acervo que existia no local foi formado ao longo de dois séculos, e dele faziam parte peças importantes da história, como por exemplo:

  • O Bendegó, maior meteorito já encontrado no Brasil, com mais de 5 toneladas e encontrado no século 18;
  • O fóssil humano mais antigo já encontrado no país, batizada de “Luzia”;
  • A primeira coleção de múmias egípcias da América Latina;
  • Móveis da antiga residência real;
  • O esqueleto de uma baleia jubarte e o Maxakalisaurus topai, o primeiro dinossauro de grande porte montado no Brasil.

Além desses, o museu continha diversas coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O local ainda possui focos de incêndio e, ao fim do trabalho do Corpo de Bombeiros, uma perícia será realizada no local para identificar o motivo do início do fogo.

Foto: G1.com - Ricardo Moraes/Reuters

Foto: Reprodução/ Roberto da Silva/ Museu Nacional

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...