35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Horário de verão começa neste domingo (15)

14/10/2017 09h50

Mudança vai ser adotada até 18 de fevereiro de 2018

Por: Dayane Milani

A meia-noite de sábado (14) para domingo (15), os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora por conta do horário de verão. O ajuste vale para moradores da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

A mudança serve para aproveitar o maior período de luz solar possível para que se possa economizar energia. Com isto, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

Segundo o chefe da Divisão do Serviço da Hora do Observatório Nacional (ON), Ricardo Carvalho, a duração do dia é maior nas áreas distantes da linha do equador, que divide a Terra entre os hemisférios Norte e Sul, como as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Ele explica que quanto mais ao Sul, os dias tendem ter uma maior variação ao durante o ano, sendo mais longos no verão e mais curtos no inverno.

“Nas regiões próximas à linha do Equador, a duração do dia varia muito pouco durante o ano. Enquanto que abaixo do Trópico de Capricórnio os ganhos são relevantes. Por isto que estes Estados passaram a adotar o horário de verão de forma permanente. Aqui, por exemplo, no Rio de Janeiro, em 1º de julho deste ano, a duração do dia foi de 10 horas e 45 minutos no inverno. No verão, mais especificamente 1º de dezembro de 2017, a duração do dia no Rio de Janeiro será de 13 horas e 07 minutos.”

Apesar de o ano passado ter sido economizados quase R$ 160 milhões com a medida, uma pesquisa feita pelo Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico concluiu que o horário de verão não é tão eficiente como já foi no passado.

Isto fez com que o governo avaliasse se haveria ou não a adesão neste ano. Para este ano, ficou confirmado que vai ter horário de verão, porém, para os próximos anos, a medida ainda não foi confirmada. A mudança vai ser adotada até 18 de fevereiro de 2018.

*Agência do Rádio

(Foto: Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...

Presidente da Petrobras faz visita técnica à Unidade de Fertilizantes e Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas (MS)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participa hoje (26/04) de uma inspeção na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS)...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...