24.7 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Hipertensão atinge um terço dos brasileiros

27/05/2016 – Atualizado em 27/05/2016

Mais da metade não sabe que tem a doença

Por: Marcio Ribeiro com informações da Idmed

Por que tanta preocupação com o problema? Aqui vão alguns bons motivos para que as pessoas fiquem atentas à enfermidade popularmente conhecida como pressão alta:

Você sabia que, no mundo, são 600 milhões de hipertensos, segundo a Organização Mundial da Saúde? E que apesar de perigosa, de atingir 30% da população brasileira e de chegar a mais de 50% na terceira idade, conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), na maioria das vezes é assintomática?

De acordo com a SBH, outro agravante é que, no Brasil, a hipertensão está presente em 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes. Entre os fatores de risco que levam à mortalidade está a hipertensão que explica 40% das mortes por AVC e 25% daquelas por doença coronariana. Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem, no Brasil, de doenças cardiovasculares, e mais da metade decorre da pressão alta.

Dados mais atualizados sobre mortalidade, do Ministério da Saúde (2004), revelam que há 265 mil mortes por doenças do aparelho circulatório. Metade está relacionada à hipertensão não controlada.

O cenário é preocupante tanto em países desenvolvidos, quanto nos demais. Embora possa ocorrer em qualquer pessoa, é mais severa em pessoas da raça negra, mais suscetível em pessoas obesas e sua incidência aumenta conforme a idade.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que hipertensos devam fazer a verificação da pressão constantemente, para o controle adequado da doença. Sugere-se, também, que crianças a partir dos 3 anos de idade sejam monitoradas com regularidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...