32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Greenpeace quer reduzir emissões de carros brasileiros

16/04/2014 – Atualizado em 16/04/2014

Por: Correio do Estado

O Greenpeace apresentou na terça-feira, 15, em São Paulo, o que está chamando de “lançamento do ano”: um carro da Idade da Pedra. Com uma tenda da Fiat, Volkswagen e General Motors, que mais vendem carros no país, ativistas vestidos com roupas pré-históricas convidavam pedestres a um test drive.

A sátira fez parte do lançamento de uma campanha que desafia as empresas a adotar tecnologia mais moderna em seus carros, para que consumam menos combustível e emitam menos gases de efeito estufa. Embora as reivindicações do Greenpeace façam sentido, elas deixam também a impressão de que a organização tem lido pouco sobre as futuras metas impostas pelo Inovar-Auto, que já obriga montadoras locais e fabricantes de pneus e autopeças a investir em tecnologias nesse sentido.

“A União Europeia, os Estados Unidos e vários outros países estão muito mais avançados nas discussões sobre eletromobilidade e já adotaram metas ousadas de eficiência energética para seus veículos. Estamos ficando para trás nessa corrida, colocando nas ruas carros que têm design atual, mas que ainda gastam muito combustível e contribuem para o aquecimento global”, diz Iran Magno, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace.

Recentemente, a divulgação do estudo “Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa”, feito pela Coppe/UFRJ em parceria com o Greenpeace, mostrou que as emissões de gás carbônico dos veículos brasileiros podem baixar. De acordo com os dados, caso as montadoras nacionais sigam as mesmas metas de eficiência energética europeias, a indústria automotiva brasileira chegará em 2030 com emissões mais baixas que as de hoje, mesmo que a frota do país dobre, como é estimado.

Os cientistas sugerem que a indústria de veículos adote tecnologias de baixo carbono, melhorando a eficiência energética de seus carros e abrindo caminho para a eletromobilidade. “O que estamos pedindo para as companhias é exatamente o que recomendam os cientistas. O Brasil é uma das maiores economias globais e temos todas as condições de avançar muito mais nessas questões”, diz Magno. No site www.ocarroqueeuquero.org.br, recém-lançado pelo Greenpeace, os consumidores podem enviar mensagens às empresas pedindo essas mudanças.

Foto: Ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...