31.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Em MS, detentos produzem verduras e legumes para entidades e escolas

29/07/2016 – Atualizado em 29/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

A ressocialização de detentos em Ponta Porã, cidade a 326 km de Campo Grande, passa também pela produção de verduras e legumes para doações. A horta é cultivada no Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados.

Escolas públicas e entidades assistenciais da cidade, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), contam com as doações do trabalho dos detentos para oferecer alimentação equilibrada.

A produção dos legumes e verduras é feita por 13 detentos. Os agentes penitenciários ficam responsáveis por guiar os trabalhos. Os insumos para a horta são doados por colaboradores como a Pastoral Carcerária e Conselho da Comunidade. União que faz muita diferença.

As verduras e legumes são fundamentais para enriquecer o cardápio na Apae. “As crianças adoram verdura. Felizmente a gente consegue oferecer o que elas gostam e ajuda o organismo. Esse tipo de comida aumenta a imunidade”, diz Verônica Alves da Silva, coordenadora pedagógica da Associação.

Além de colaborar para uma alimentação saudável, as hortaliças ajudam a diminuir os gastos das instituições, garante a coordenadora pedagógica da Apae. “Tenho 300 pessoas atendidas aqui. Imagina só se eu fosse comprar esse tipo de comida pra todas elas? Então é um dinheiro que eu economizo.”
De acordo com a Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), a procura por doações de legumes e verduras é grande em todas as cidades que contam com o cultivo em estabelecimentos penais.

O projeto faz parte da lei de execução penal. Para cada três dias trabalhados os detentos têm descontado um dia da pena. “Fazendo isso o preso se sente bem. Ele sabe o que é ajudar alguém. Sem falar que se ele não tiver uma profissão já vai aprender uma”, diz Ailton Stropa, diretor-presidente da Agepen.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé “

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...