26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Dólar fecha em queda com acordo sobre petróleo no radar que fecha em alta de 5%

28/09/2016 – Atualizado em 28/09/2016

Moeda norte-americana caiu 0,28%, a R$ 3,2218 na venda.

Por: G1

O dólar fechou em queda nesta quarta-feira (28), anulando os ganhos registrados pela manhã, com a disparada dos preços do petróleo após notícias de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) alcançou um acordo para reduzir sua produção de petróleo. A moeda norte-americana caía 0,28%, a R$ 3,2218 na venda.

Segundo a Reuters, o acordo prevê um corte na produção para 32,5 milhões de barris por dia (bpd), ante os atuais níveis de cerca de 33,24 milhões de barris por dia. O anúncio oficial do acordo ainda não foi feito, mas a notícia provocou uma disparada nos preços do dólar, que fechou em alta de 5%.

A reunião informal da Opep acontece em Argel com o objetivo de conter o excesso de oferta no mercado global, que tem levado a uma acentuada queda de preços vista desde meados de 2014.

Mais cedo, declarações da presidente do Federal Reserve, banco central norte-americano, Janet Yellen, ampliaram as apostas em um aumento de juros no país este ano.

Yellen reforçou a percepção de melhora da economia norte-americana ao dizer que a expectativa é que a taxa de desemprego caia mais. Segundo ela, a criação de empregos nos EUA está bem acima do que é sustentável e essa contínua criação de emprego levará a um superaquecimento.

“O mercado entendeu que é provável de fato um aumento de juros neste ano, daí a pressão no dólar”, comentou à Reuters o diretor de operações da Mirae Asset, Pablo Spyer. “Ela indicou que a maioria dos membros do Fomc vê a alta de juros como provável este ano.”

O presidente do BCE, Mario Draghi, também falou nesta quarta-feira, mas não adicionou nada que pudesse influenciar nas cotações. Ele disse que as taxas de juros baixas do BCE são necessárias para reanimar o crescimento e os governos precisam fazer a sua parte se querem que os juros subam para níveis normais.

No Brasil, do lado doméstico, a pressão compradora vista em grande parte da sessão decorreu também da formação da Ptax de final de mês, que é a taxa de câmbio usada para liquidação dos derivativos cambiais.
A sinalização do governo de que votará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos até 11 de outubro em primeiro turno na Câmara, esteve como pano de fundo, justificando a trajetória de baixa da moeda.

O Banco Central vendeu nesta manhã todo o lote de 5 mil contratos de swap cambial reverso – equivalente à compra futura de moeda.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...