26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Bolsonaro quer retirar placa de carros do Mercosul no Brasil

Adoção de sistema unificado de identificação de veículos foi anunciado em 2014 e já teve quatro adiamentos.

15/03/2019 11h13
Por: Gabriele Benati

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PSL)disse nesta quinta-feira 14 que pretende retirar as placas do Mercosul dos carros em circulação no Brasil.

“Vamos ver se a gente consegue anular a placa do Mercosul. É um constrangimento, uma despesa a mais”, afirmou Bolsonaro, citando o trabalho do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Ele gravou o vídeo ao lado dos ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação foi adiada para 2017. Em dezembro do ano passado, uma nova alteração: os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (DF) terão até o dia 30 de junho de 2019 para implantar o novo modelo, que já é utilizado na Argentina e no Uruguai.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento ou, no caso de quem tiver a placa antiga, quando houver troca de município ou de propriedade. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) também decidiu que não há mais necessidade de as novas placas apresentarem os brasões do estado e do município de emplacamento.

O cronograma de implantação das placas já foi adiado quatro vezes no país em razão da falta de integração entre o sistema de alguns órgãos executivos de trânsito com o sistema nacional.

Informações Site Veja

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...