32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Assentamento 20 de Março promove Encontro de Camponesas

O evento será das 8h às 16h, com diversas apresentações e exposição de produtos e trabalhos das camponesas dos assentamentos participantes.

16/10/2018 09h28
Por: Gabriele Benati

No próximo sábado (20), moradores de diversos assentamentos rurais da região do Bolsão Sul-mato-grossense estarão presentes no Assentamento “20 de Março” para participar do 6º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão.

Com tema “Mulheres no Campo e Agroecologia”, o evento é organizado pelo Comitê de Mulheres, composto por integrantes de diversas cidades, e tem como objetivo divulgar os trabalhos das camponesas, troca de ideias e informações entre os participantes, além de fortalecer as atividades agrícolas e artesanais realizadas por elas.

O Encontro é aberto ao público e conta com a parceria da Diretoria de Agronegócio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA). De acordo com o coordenador geral de gestão de políticas públicas do agronegócio, Célio Lopes de Barros, esta é a primeira vez que o evento será realizado em Três Lagoas e proporcionará um dia de troca de conhecimentos entre camponesas de diversas localidades.

“Esta é a sexta edição da festividade e a primeira vez que o ‘20 de Março’ será ponto de encontro entre assentados de várias cidades. Isto é muito importante para o Município e para eles em si, pois, a troca de experiências pode enriquecer suas produções e melhorar a qualidade de vida em aspecto geral”, comenta Célio.

Julio Cesar Saito é um dos organizadores e fala sobre o cronograma da festa. “Nosso encontro começa às 8h, com café da manhã oferecido às camponesas e aos demais visitantes dos assentamentos. A Banda Marcial – Cristo Redentor fará a abertura e na sequência, haverá homenagens às mulheres camponesas. Durante todo o dia, teremos palestras, rodas de conversa, apresentação de vídeos e oficinas, além do almoço que serviremos aos presentes”, explica o organizador.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estará presente com palestrantas sobre os direitos da mulher e com a equipe volante do CRAS “Ruth Filgueiras”, para atualização e realização do Cadastro Único.

Haverá feira para o público em geral conhecer e comprar produtos artesanais, alimentícios, hortifrútis, sementes e mudas nas barracas dos produtores de cada assentamento. O evento conta ainda com apresentações musicais de Maringá Borget, Fran Soares, Cição Sanfoneiro e músicos do campo. O encerramento fica por conta da Orquestra de Violeiros de Três Lagoas.

“Queremos oferecer uma oportunidade enriquecedora a todos que comparecerem. Aos assentados, a intenção é união e o máximo aproveitamento da experiência em grupo. Ao público, mostrar o que os assentados produzem e impulsionar a renda através da agricultura familiar”, concluiu Julio.

Informações Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...