32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Empresas abrem guerra e governo de MS anula licitação dos kits escolares

Durante o processo licitatório, que começou em agosto de 2018, foram oito impugnações

23/04/2019 09h11
Por: Redação

Com briga entre empresas, o governo de Mato Grosso do Sul anulou a licitação de R$ 21 milhões para a compra de kits escolares que devem atender 230 mil alunos da rede estadual de ensino. A SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização) divulgou hoje (dia 23) a anulação do pregão eletrônico 156/2018, cujo objeto era registro de preço para compra dos kits escolares.

A decisão foi a pedido da SED (Secretaria de Estado de Educação) porque a demora na compra dos materiais prejudicou os estudantes. Na corrida pela licitação milionária, cinco empresas participaram do pregão.

Mas a principal batalha foi travada pelas empresas Brink Mobil Equipamentos Educacionais, então vencedora, e a Guardian Comercial e Serviços Eireli. A pedido de ambas, o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) suspendeu o processo licitatório por duas vezes.

Conforme o governo, as duas empresas transformaram a licitação em uma verdadeira guerra, com ação também no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Durante o processo licitatório, que começou em agosto de 2018, foram oito impugnações e SAD precisou fazer adequações ao edital para não anular o pregão.

“Se não houvesse tantas intercorrências, a compra teria sido finalizada em cerca de 60 ou 90 dias e os materiais escolares seriam entregues no início do ano letivo”, informa o governo.

A licitação foi lançada para comprar cadernos, lápis preto e lápis de cor, borrachas, apontadores, réguas, colas, giz de cera, canetas, transferidores, esquadros e tesouras sem ponta para atender os 230 mil alunos das 366 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

O total da licitação não chegou a ser divulgado. Mas conforme o Campo Grande News, o valor da compra é estimado, conforme anteriormente informado pela SAD, em R$ 21.578.700,00.

Da redação com informações do site Campo Grande News.

Kits escolares são para atender 230 mil alunos da rede estadual. Foto: Edemir Rodrigues

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...