17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Saúde intensifica ações de bloqueio ao avanço da Leishmaniose em Três Lagoas

São fiscalizados os quintais e interior das residências e, nas casas que têm cachorro, os Agentes de Endemias também verificam se os animais estão doentes e orientam sobre posse responsável e cuidados que devem ter para manter a saúde dos animais de estimação.

01/08/2019 17h38
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes dos variados setores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, está intensificando, nesta semana, as ações de bloqueio ao avanço da Leishmaniose, especialmente, nos bairros Jupiá e Jardim Atenas.

Como foi divulgado, na terça-feira (30), em boletim da Vigilância Epidemiológica, Três Lagoas registrou ocorrência de dois novos casos positivos de Leishmaniose, sendo um homem de 27 anos, morador de Jupiá, e um menino de 06 anos, residente no Jardim Atenas. Os dois estão internados e em tratamento hospitalar.

“Feita a investigação dos dois casos, nossas equipes são mobilizadas para uma série de ações, seguindo o procedimento padrão do Ministério da Saúde, entre elas, o bloqueio, que é realizado num raio periférico de nove quadras, o equivalente a 900 metros”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Geórgia Medeiros de Castro Andrade.

Entre as ações do bloqueio estão as visitas a todas as residências, com a participação das equipes de Agentes de Endemias, Promoção em Saúde e a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que realiza também busca ativa de animais doentes, com sintomas da Leishmaniose. Além da residência dos pacientes, diagnosticados com a doença, todas as demais casas dessa área de 900 metros são visitadas.

Para tanto, “nossa equipe de Agentes de Endemias, devidamente identificados e uniformizados, bate de porta em porta, colocando cada morador a par do ocorrido, avisando que houve recentemente caso confirmado de Leishmaniose visceral humana ou de leishmaniose visceral canina”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde.

São fiscalizados os quintais e interior das residências e, nas casas que têm cachorro, os Agentes de Endemias também verificam se os animais estão doentes e orientam sobre posse responsável e cuidados que devem ter para manter a saúde dos animais de estimação.

A DOENÇA

A Leishmaniose é uma doença não contagiosa e a transmissão do parasita ocorre através da picada do mosquito fêmea infectado. Os principais sintomas da doença visceral são indisposição, anemia, febre, perda de peso e inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos.

Nas visitas domiciliares e em todo o material educativo que distribuímos, é ressaltado que, “a principal prevenção é manter casas e quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de lixo, entulhos de construção, madeiras e, principalmente, material orgânico (frutas, fezes de animais e folhas de árvores) em decomposição”, ressaltou Geórgia.

Segundo ela, todo esse material é propício à formação de criadouros e proliferação do mosquito flebótomo, também conhecido como “mosquito palha”, vetor da Leishmaniose.

BLOQUEIO QUÍMICO

O bloqueio químico é uma outra ação que é realizada, usando a pulverização costal manual de inseticida próprio em todos os cômodos das residências, onde foi constatada a presença do mosquito, vetor da Leishmaniose.

A identificação do vetor é feita em laboratório com as espécies capturadas por meio de armadilhas apropriadas, que são instaladas em locais apropriados ao anoitecer e retiradas no outro dia, ao amanhecer.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Agente de endemias realizando vistoria em Três Lagoas. Foto: Assessoria.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...