21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Perfuração de poço artesiano exige autorização especial

Gisleine Saiar, Bióloga, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental na Secretaria de Saúde alerta: “Perfurar poços artesianos sem documentação legal é terminantemente proibido.”

22/03/2019 14h56
Por: André Rodrigues

Não é difícil encontrar em Três Lagoas (MS) uma pessoa que tenha, ou que conheça alguém que tenha, um poço artesiano em casa. Moradores de bairros que sofrem com o desabastecimento têm recorrido aos poços artesianos e outras pessoas buscam a solução para poder economizar na conta de água. Porém, a maioria desses poço são clandestinos. Gisleine Saiar, que este no Programa Linha direta com a Notícia desta sexta feira (22) alertou sobre os riscos de perfurar um poço artesiano sem a devida autorização dos órgãos pertinentes.

“Perfurar um poço artesiano em zona urbana, onde a empresa de saneamento responsável pelo fornecimento de água consegue entregar água encanada, de modo geral, não é permitido. Esse tipo de poço requer um autorização especial e para conseguí-la é necessário comprovar a necessidade.” −** disse Gislene Saiar.**

Conseguir as autorizações necessárias para a construção de um deles (poços artesianos) pode demorar em torno de seis meses. O processo é bastante burocrático. É preciso verificar se há contaminação e também se a área onde será construído o poço, já não é muito explorada, para reduzir o risco de secar a zona de onde é extraída a água. Também é necessário saber se há água suficiente para compensar o gasto da obra. Uma vez por mês, devem ser feitas análises do solo e da água.

E não é só isso: existem vários riscos envolvidos, dentre eles, riscos à saúde, relacionados ao consumo de água de baixa qualidade ou contaminada. Outra possibilidade é a contaminação do lençol freático, devido a falta de manutenção e monitoramento do poço perfurado de forma clandestina.

Especialistas alertam para o perigo de consumir água de poços e sem tratamento. A Bióloga, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental na Secretaria de Saúde do município três-lagoense alerta que recorrer a fontes alternativas é sempre um risco:

“Toda contaminação da superfície do solo acaba se infiltrando e contamina a água do lençol freático. Não é porque ela está embaixo da terra que ela é sanitariamente segura para consumo humano. É necessário que se faça uma análise” – Termina.

O que pode acontecer com quem perfura poço clandestino:

“A lei 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, prevê diversas infrações e penalidades administrativas para o uso irregular da água. O artigo 49, V, descreve, especificamente, que perfurar poços ou operá-los sem a devida autorização constitui infração as normas de utilização dos recursos hídricos e enseja penalidades de: advertência, multa diária ou proporcional ao dano de até 10 mil reais, além de interdição e proibição da atividade.

A conduta também pode ser considerada com crime, pois a lei 9605/98, que regulamenta as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, prevê como crime a conduta de Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes. A pena prevista é de 1 a 6 meses de detenção e multa.”

Redação por André Rodrigues – Rádio Caçula FM 96,9

Saiba mais assitindo a reportagem abaixo:

*P.S. vídeo via Band Jornalismo, disponível no YouTube


Gisleine Saiar - Linha Direta com a Notícia - 22.02.2019


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex não aceita fim de relacionamento e causa dano em motocicleta de mulher

Uma briga entre duas mulheres que possuíam um relacionamento virou caso de polícia na noite desta quarta-feira (27). A Polícia Militar precisou ser chamada e...

Após se assustar com carro, motociclista sofre queda no Centro

Na tarde desta quarta (27), uma mulher sofreu uma queda após se assustar com um carro no cruzamento das ruas Munir Thomé e Generoso...

Veja o que abre e o que fecha em Três Lagoas durante o ponto facultativo e feriado

Na próxima quinta-feira, 28 de março, e sexta-feira, 29 de março, diversos setores públicos e privados estarão fechados por conta do Ponto Facultativo e...