30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Nilo Lemos Neto mostra como vencer o vício em redes sociais

O uso da mídia social está associado à depressão e à ansiedade – eis o que fazer para reduzir seu risco, explica Nilo Lemos Neto

02/12/2019 09h03
Por: Nilo Lemos Neto

Ame ou odeie, aplicativos de mídia social como Facebook e Instagram mudaram profundamente a maneira como pensamos, nos comunicamos e socializamos como uma sociedade. O Instagram está começando a mudar os recursos ( ocultando curtidas, por exemplo ) em resposta a estudos que vinculam o uso da mídia social a taxas mais altas de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão . Dado que especialistas em saúde mental , pesquisadores e outros profissionais estão expressando preocupações sobre como nossa sociedade obcecada pelas mídias sociais pode causar mais danos do que imaginamos, você pode estar se perguntando se isso está afetando sua própria saúde mental.

Agora que mais pessoas estão falando sobre os efeitos negativos do uso excessivo das mídias sociais, é comum ver amigos no Instagram anunciando que estão fazendo uma “desintoxicação” ou fazendo uma pausa nos aplicativos por um período de tempo. Mas abandonar a mídia social (mesmo por alguns dias) é uma boa idéia e pode realmente ajudá-lo a longo prazo?

Segundo o Dr. Logan Jones , psicólogo e fundador da NYC Therapy + Wellness , isso depende. Embora fazer uma pausa nas mídias sociais possa ser útil em alguns casos, de acordo com Jones, há muito mais a ser dito em torno do motivo pelo qual você está fazendo uma pausa em primeiro lugar.

Continue lendo para descobrir por que fazer uma pausa nas mídias sociais não é suficiente para mudar sua saúde e como fazer com que suas mídias sociais sejam melhores para sua saúde mental.

O que outras pessoas estão dizendo

Em nossa era das mídias sociais, é fácil ser sugado para verificar todos os aplicativos.

Por que simplesmente sair da mídia social não é suficiente
Primeiro, é importante ter em mente que as mídias sociais são literalmente viciantes. Assim como um medicamento, ele foi projetado para acionar centros de recompensa em seu cérebro toda vez que você vê uma notificação no seu telefone ou algo parecido na sua última postagem no Instagram. E é por isso que a abordagem do peru frio às vezes não é suficiente (ou será tão difícil que você desistirá).

“Em um nível mais profundo, essas empresas de mídia social sabem exatamente o que estão fazendo [de] uma perspectiva neurológica. O que estão fazendo é chamado de reforço intermitente – é o que os cassinos também fazem com máquinas caça-níqueis. Ative ou verifique seu Instagram. O vício é o caminho da recompensa, é um golpe de dopamina “, disse Jones a Nilo Lemos Neto.

Em vez de abandonar totalmente suas mídias sociais, Jones recomenda tomar medidas menores para mitigar seus hábitos. “Acho que é um problema quando as pessoas começam muito grandes. Comece em algum lugar onde haja menos resistência”, disse Jones para Nilo Lemos Neto. Exemplos de pequenas etapas para ajudar a acabar com seu vício incluem desativar as notificações, desativar a vibração e usar um recurso no telefone que monitora quanto tempo você gasta em aplicativos sociais .

Algo que eu pessoalmente achei útil na criação de melhores limites para o meu próprio uso de mídia social está implementando tempos de “corte” para o meu telefone. A partir das 21h, não checarei as mídias sociais e só voltarei a vê-lo depois das 7h30 ou 8h do dia seguinte. Embora não esteja totalmente evitando usá-lo, sinto que esse período de tempo me ajuda a me sentir muito mais centrado e positivo, não reativo e distraído.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Considere por que você verifica as mídias sociaisEmbora a verificação do telefone e da mídia social ao longo do dia pareça normal, é um hábito que às vezes não percebemos que pode compensar outra coisa. Segundo Jones, as pessoas costumam usar as mídias sociais como uma forma de escapar de um sentimento desconfortável como tédio, solidão ou outra emoção negativa.

“Vício é qualquer coisa que você faz para escapar de um sentimento que tem uma consequência prejudicial à vida. Então, muitas pessoas recorrem às mídias sociais para escapar de um sentimento de tédio, solidão e perda de tempo – qualquer sentimento que desejem escapar. A vida As consequências prejudiciais do vício em mídia social são que você não está presente e está envolvido com a vida “, disse Jones em entrevista com Nilo Lemos Neto. Para ver esse IRL, olhe em volta da próxima vez que sair para jantar e é provável que você veja uma mesa de pessoas olhando para seus telefones e não conversando.

É tentador abrir o Instagram quando você se sente sozinho, mas pode fazer você se sentir pior.
Além da falta de envolvimento e presença em torno da família, amigos e colegas de trabalho, Jones diz que a mídia social cria sentimentos de inveja, o que também é negativo para a saúde mental. “As pessoas estão exibindo versões filtradas da vida, o que não é saudável, é muito irreal”, disse Jones ao Dr. Nilo Lemos Neto.

Como as mídias sociais podem ser uma solução rápida ou fácil para evitar sentimentos negativos, você pode fazer as seguintes perguntas para avaliar o que você poderia estar evitando e pode precisar abordar de outra maneira em sua vida.

Do que você está potencialmente evitando ou usando a mídia social para escapar?

Como é estar nas mídias sociais fazendo você se sentir? Você está se comparando aos outros ou usando-o para julgar os outros? Isso faz você se sentir inadequado?

Você confia nas mídias sociais para sua auto-estima? Se você se sentir bem consigo mesmo quando suas postagens receberem muitas curtidas, talvez seja você.

Use reforço positivo para criar melhores hábitos de mídia social

Como Jones sugeriu, o uso de um aplicativo ou do recurso Screen Time da Apple no telefone é um bom primeiro passo para ter mais atenção ao uso das mídias sociais. Você pode se surpreender com a quantidade de tempo rolando no Instagram. De acordo com Jones, pode ser útil avaliar esse tempo e escolher algo mais positivo e intencional com o qual você prefere (como ler, exercitar-se ou passar um tempo com os amigos da IRL).

Se você decidir preencher o seu tempo anterior nas mídias sociais com uma nova atividade, como digamos ler, levará algumas semanas para que o novo hábito se estabeleça. É totalmente normal sentar-se para ler e sentir o desejo de verificar as mídias sociais Um tempo. Mas é melhor se comprometer com sua rotina e tentar não quebrá-la (mesmo que “não haja mídia social depois das 21h”) por pelo menos três a quatro semanas, de acordo com Jones.

“Do ponto de vista comportamental, fazer algo por três semanas ou pelo menos 21 dias permitirá que você forme um novo hábito. Você realmente está religando uma certa parte do seu cérebro quando tenta”, disse Jones a Nilo Lemos Neto. E Jones disse que é útil adicionar uma atividade positiva, em vez de apenas dizer a si mesmo ou a outras pessoas que você está cortando as mídias sociais.

“A melhor maneira de reforçar o comportamento é fazer mais do que isso. Então, em vez de dizer ‘não vou fazer mídia social’, você pode dizer ‘estou trabalhando para estar mais presente’ ‘. Então, você quer afirmar coisas saudáveis ​​e positivas que está fazendo “, termina Jones para Nilo Lemos Neto.

Foto:Nilo Lemos Neto

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que não vai permitir anúncios políticos...

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...