26.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Fibria investe em sistema de monitoramento por câmeras na colheita de eucalipto e melhora gestão operacional

Iniciativa busca aperfeiçoar capacitação operacional e aumentar produtividade, além de ganhos em segurança e taxa de utilização das máquinas

27/11/2018 13h59
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, investe em tecnologia para aumentar a produtividade em sua unidade em Três Lagoas (MS). Por meio do Projeto Floresta Inteligente, máquinas de operações florestais foram equipadas com câmeras e passaram a ser monitoradas. A estratégia resultou em mais segurança, qualidade nas operações e ganhos de produção na ordem de 10%.

As máquinas receberam duas câmeras cada – uma interna e outra externa -, que acompanham todos os movimentos dos equipamentos. Os vídeos são analisados pelos técnicos de operação e desenvolvimento, que detectam os pontos a serem melhorados, incluindo indicativos para garantir a capacitação dos operadores e o respeito às normas de segurança e ergonomia. As imagens ficam armazenadas por 10 dias e os técnicos têm acesso a todo o conteúdo.

“As imagens captadas trazem dados importantes, que permitem identificar detalhes como resíduos nas pilhas de madeira e movimentos desnecessários das máquinas. Isso possibilitou a melhoria da gestão das atividades e trouxe benefícios para a produtividade, além de elevar a taxa de vida útil dos equipamentos”, afirma Tomás Balistiero, gerente-geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul.

Floresta Inteligente

A partir de um diagnóstico, a Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização no Projeto Floresta Inteligente, liderado pela área Florestal. Foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implementados até o momento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

 Programas do Tribunal de Justiça serão exibidos na TV Câmara

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul firmou, durante sessão da Câmara Municipal de Campo Grande desta terça-feira, dia 16 de abril,...

Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial desta terça-feira (16) a nomeação do novo delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone...

Digital influencer com só 10 anos, Ana Júlia encanta Toninha Campos com seu talento

Apoiada por seus familiares, a jovem contou à radialista sobre como começou a gravar seus vídeos, e falou de seu sonho em ser famosa.