22.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas (MS) realiza 48ª festa do Bon Odori

Festa de gratidão à boa colheita cercada de simbologia e ensinamentos, o Bon Odori reuniu, aproximadamente, 1.500 pessoas na sexta-feira (7)

08/06/2019 11h06
Por: Rodrigo de Freitas

TRÊS LAGOAS (MS) – A noite da última sexta-feira (7) foi de comemoração na cidade de Três Lagoas com a 48ª edição da festa do Bon Odori, tradição da cultura japonesa.

O evento acontece próximo ao dia do aniversário de 104 anos da cidade como uma confraternização entre as culturas japonesa e brasileira em sinal de gratidão à acolhida do povo três-lagoense. O evento teve início na noite de ontem às 19h e atraiu cerca de 1.500 pessoas.

O Presidente da Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas, o Sr. Yoshikazu Sato, conta o que representa a comemoração na tradição japonesa: “A festa do Bon Odori é tradicional do Japão, e eles comemoram em agradecimento à boa colheita da safra. Então, quando tem bastante colheita, a festa deles dura mais ou menos uns 15 dias”.

Na cidade a tradição ganha um significado de gratidão à acolhida do povo brasileiro: “Aqui em Três Lagoas, em agradecimento à acolhida da colônia japonesa pelo povo brasileiro, nós fazemos a comemoração da festa do Bon Odori e do aniversário da cidade”, conta Sato, destacando que a história entre os povos, em Três Lagoas, existe há quase mais de 100 anos.

Os destaques da comemoração ficaram por conta da gastronomia, das danças, dos elementos artísticos e especialmente da integração entre os povos do Brasil e do Japão nesta festa que promove a amizade, a troca de culturas e experiências. O ensinamento dos japoneses aos brasileiros é o de gratidão, trabalho com afinco e caráter.

O primeiro dia evento também contou com a presença de pessoas que através da culinária e dos produtos japoneses, expuseram os costumes do povo. Pessoas influentes da comunidade japonesa que contemplam com o seu negócio a prosperidade da cidade, também estiveram presentes.

A Festa do Bon Odori segue sua programação neste sábado (8) na Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas, das 19h à meia-noite. O evento estima receber 1.500 pessoas novamente.

Da redação

Membros da diretoria da Associação Nipo Brasileira recebem a população na 48º da Festa do Bon Odori. Foto: Rádio Caçula/Rafael Douglas

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Yoshikazu Sato, preside a Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas (MS). Foto: Rádio Caçula/Rafael Douglas

A dança do Bon Odori acontece em grupo, com lanternas acesas que se apagam, saudosamente, em memória dos antepassados. Foto: Rádio Caçula/Rafael Douglas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas sediará os Jogos Estaduais da Melhor Idade

Na manhã desta terça (23), o professor André Melo, responsável pela categoria Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), participou...

Deptran emitiu 117 cartões de estacionamento para idosos em ação no Tia Nega

O Departamento Municipal de Trânsito (Deptran) confeccionou 117 cartões de estacionamento para vaga especial, destinada a idosos, durante o atendimento realizado no Serviço de...

Vacina contra Dengue será liberada para pessoas de 04 a 59 anos de idade a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunica a toda população que, a partir desta quarta-feira, dia 24...