21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Prefeito Angelo Guerreiro visita empresas de processamento de mandioca em Ivinhema

A região de Ivinhema tem uma área plantada superior a 15 mil hectares. Em todo o Estado, estima-se que a produção já ocupa cerca de 30 mil hectares.

23/10/2019 09h30
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – Visando diversificar as ações dos pequenos produtores de Três Lagoas, o Prefeito Angelo Guerreiro esteve em Ivinhema, nesta terça-feira (22), conhecendo as fecularias e produtoras de farinha de mandioca.

Acompanhado do Coordenador de Agronegócio, Célio Lopes de Barros, e do engenheiro agrônomo Manoel Latta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMEA) de Três Lagoas, Guerreiro foi recebido na Cidade pelo prefeito Municipal de Ivinhema, Eder França Lima, o Tuta, e visitaram indústrias e lavouras.

Os produtos derivados da mandioca são ricos em carboidratos e a produção expandiu muito na região sudoeste do Estado. A região de Ivinhema tem uma área plantada superior a 15 mil hectares. Em todo o Estado, estima-se que a produção já ocupa cerca de 30 mil hectares. Os derivados da mandioca são usados, além da farinha e polvilho, para base de tapioca, base para tinta, medicamentos, papel, têxteis, além de gerar emprego e renda.

Angelo Guerreiro foi conhecer as indústrias e promover atrativos para a instalação de uma farinheira em Três Lagoas.

O prefeito conheceu a tecnologia e processamento dos vários produtos derivados da mandioca. A produção pode beneficiar os pequenos, médios e até os grandes proprietários rurais.

Durante a visita, Guerreiro conversou com um empresário da cidade de Toledo, no Paraná que já manifestou interesse em conhecer Três Lagoas.

Nos próximos dias estará na cidade para fazer um estudo técnico e econômico, visitar os produtores, incluindo os assentamentos e conhecendo a região para futura instalação de uma indústria de fécula de mandioca.

Guerreiro esteve na Fecularia Pantanal onde conversou com o proprietário, Ancelmo Kuhnen. Junto com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente visitou a Farinheira Gloria quando o proprietário, Leandro Fiordelice explicou sobre o funcionamento da Indústria, e foram também na Fecularia Ramos onde encontraram o empresário João Ramos.

Acompanhou os visitantes, o presidente da Associação dos Produtores de Mandioca de Ivinhema, Osvaldo Cardonha.

Guerreiro esteve também em algumas propriedades produtoras de mandioca para ver de perto o manejo e a fórmula usada no plantio e colheita.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Renyer Som e Bela Vista vão disputar o título da 5ª Copa da Comunidade, neste domingo (31)

A equipe do Renyer Som busca o bicampeonato da Copa das Comunidades. O atual campeão enfrentará o time do Bela Vista no domingo, dia...

Chuva e sol se alternam nesta quinta-feira em Três Lagoas com máximas de 30°C

Véspera de feriado deve ser de pancadas de chuva e de temperaturas em elevação em todo o estado.

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam neste sábado (30)

No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos pela Prefeitura de Três...