20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Para Simone Tebet, pacote anticrime e Reforma da Previdência podem ser analisados simultaneamente

25/03/2019 15h44
Por: Gabriele Benati

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), defendeu que a Reforma da Previdência e o pacote anticrime sejam analisados ao mesmo tempo pelo Congresso Nacional.

Simone afirmou que apesar de a prioridade do governo ser pela reforma, isso não inviabiliza que o debate sobre as 20 medidas do pacote anticrime já comece a ser realizado pelos congressistas. “São duas questões relevantes, que têm pressa e exigem uma resposta do Congresso Nacional. Temos 513 deputados, 81 senadores, não vejo porque não seja possível debater os dois temas paralelamente. Claro que se a prioridade nº 1 do governo federal é a Reforma da Previdência, que ele dê prioridade a ela. O pacote anticrime pode tramitar de uma forma menos acelerada, ouvindo-se a sociedade, fazendo audiências públicas, mas não vejo como não avançarmos nesses dois temas ainda este ano”, defendeu a senadora.

Moro na CCJ do Senado

A senadora Simone Tebet aproveitou para confirmar a presença do ministro Sérgio Moro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na próxima quarta-feira (27) para debater as atribuições do Ministério da Justiça e discutir pacote anticrime.

Para Simone, o pacote é extenso, tem pontos de consenso e outros que precisam de muito debate. Ela citou propostas que abrangem o endurecimento de penas; prisão em segunda instância; melhor criminalização do caixa 2; o informante do bem, entre outras, que vão da alteração do Código Penal, à legislação eleitoral e ao combate ao crime organizado.

“Acredito que tenha pontos que tenham quase a unanimidade a favor dele e outras mais polêmicas que vão precisar de avaliação mais aprofundada. Tem muitos pontos a serem discutidos, essa é uma audiência que antecipa uma futura discussão, lembrando que a matéria ainda está tramitando na Câmara dos Deputados”, explicou a presidente da CCJ do Senado.

Segurança Pública

Para Simone Tebet, além do pacote anticrime, o Ministro Sérgio Moro será questionado, de forma mais específica, sobre o planejamento e programas do governo para a segurança pública. “O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é prioritário? Vai ser levado adiante, nós temos um planejamento e um programa efetivo onde a sociedade pode conhecer o que está sendo feito e o que será feito a médio e longo prazos em relação ao combate à violência? Essas são perguntas que nós podemos estar fazendo e acredito que na quarta-feira teremos a resposta”, disse a senadora sul-mato-grossense.

Simone lembrou que o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) foi aprovado pelo Congresso no ano passado para transformar o tema em assunto de Estado. Ou seja, sai governo, entra governo, há a obrigação de que seja cumprido um programa com ações específicas e um planejamento de uso dos recursos. “Para não desperdiçar o pouco dinheiro que temos para a área e focar naquilo que os especialistas entenderam ser importante na segurança pública, ou seja, o combate nas fronteiras e não ficar enxugando gelo nas favelas do Rio de Janeiro, por exemplo”, disse Simone.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...