32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Corpo de Bombeiro de Três Lagoas realiza transporte de órgãos

Após teste de compatibilidade e checagem no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o fígado foi destinado para Brasília (DF) e os rins para São Paulo (SP).

26/07/2019 16h21
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – Na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), equipes do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (5º GBM) de Três Lagoas realizaram uma força tarefa com a Coordenadoria Geral do Estado de Transplantes para o transporte de material genético e órgãos de um homem com morte cerebral de Três Lagoas para Campo Grande.

Segundo informações, na quinta-feira (25), após a equipe médica do Hospital Auxiliadora decretar o óbito por AVC (Acidente Vascular Cerebral) de um homem, identificado como Robenilson Mariano da Silva (53), e a família autorizar a doação dos órgãos, a Central Estadual de Transplantes (CET) de Campo Grande (MS) buscou auxílio do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas para viabilizar o transporte de amostras de sangue do paciente doador de órgãos para a realização de exames de compatibilidade na Capital.

Sendo assim, uma equipe dos Bombeiros se deslocou imediatamente com o material que seria analisado e informado ao banco de dados para a checagem de um possível receptor.

Na sexta-feira (26), pela manhã, já com a definição dos possíveis receptores, a equipe da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Hospital Auxiliadora iniciou os procedimentos para a coleta dos órgãos.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, coube aos militares transportarem os órgãos do Hospital Auxiliadora até o aeroporto “Plínio Alarcon”, onde estava à espera uma aeronave do Grupamento de Operações Aéreas de Campo Grande (MS), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que levaria os órgãos para a Capital.

De acordo com informações, o fígado foi destinado para Brasília (DF) e os rins para São Paulo (SP). Três pessoas foram beneficiadas com a doação.

Toda essa ação contra o tempo para salvar vidas foi possível devido ao sincronismo entre a equipe do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, equipe CIHDOTT do Hospital Auxiliadora e a Central Estadual de Transplantes (CET/MS) com sede em Campo Grande.

Da redação com informações do 5º GBM de Três Lagoas

Força tarefa para transporte de órgãos de Três Lagoas para Campo Grande, entre bombeiros de Três Lagoas e Central Estadual de Transplantes (CET/MS). Foto: 5º GBM.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Relacionamento entre Gestor Público e Empresário

Encontrando o Equilíbrio Adequado Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No cenário socioeconômico atual, a relação entre gestores públicos e empresários é uma peça-chave...

Festa de 55 Anos de José Carlos

No último domingo  (21), aconteceu na Residencia do casal José Carlos e Moralina Pereira a sua festa de 55 Anos de José Carlos ,...

Prefeitura de Três Lagoas autoriza novos bancos para pagamento de tributos municipais

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas anunciou no Diário Oficial do Estado o credenciamento de novas instituições financeiras. Estas instituições estão autorizadas pelo Banco...