23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Eleitores que não votaram no 1º turno tem até hoje para justificar voto

O eleitor deve entregar, pessoalmente, o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou enviar via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito.

06/12/2018 07h44
Por: Laís Eger Penha / Por G1.com

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2018, realizado no dia 7 de outubro, têm até esta quinta-feira (6) para regularizar sua situação, de acordo com a Justiça Eleitoral.

O eleitor deve entregar, pessoalmente, o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou enviar via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. O documento pode ser obtido nos portais da Justiça Eleitoral ou no próprio cartório. Também é preciso levar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento no dia do primeiro turno da eleição.

Se utilizar o Sistema Justifica, o eleitor deverá preencher um formulário online para informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão.

Eleitores no exterior

O eleitor inscrito na Zona Eleitoral do Exterior, ausente do seu domicílio eleitoral na data da eleição ou que não tenha votado, também precisa justificar.

Neste caso, o Requerimento de Justificativa Eleitoral deve estar acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e de comprovante dos motivos alegados para justificar a ausência. O requerimento deve ser enviado diretamente ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior. A justificativa também pode ser entregue nas missões diplomáticas ou repartições consulares localizadas no país em que o eleitor estiver. Também pode ser enviada pelo Sistema Justifica.

Já o cidadão brasileiro que estava no exterior no dia do pleito, tem até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência no cartório eleitoral ou também pela internet, por meio do Sistema Justifica.

Consequências

Segundo a Justiça Eleitoral, o cidadão que não votar em três eleições consecutivas – com cada turno correspondendo a uma eleição – e não justificar sua ausência ou quitar a multa devida, terá o registro do título eleitoral cancelado e ficará impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.

Além disso, o eleitor não poderá ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A regra só não se aplica aos eleitores cujo voto é facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos, e maiores de 70 anos) e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trabalhador castilhense sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima estava em uma moto, quando bateu em um Fiat Uno que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.

Reiniciadas buscas de funcionário de fazenda que teria se afogado na região do Alto Sucuriú

Trabalhos foram retomados pelo Corpo de Bombeiros de Três Lagoas no início da manhã desta sexta-feira (29).