34.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de dezembro, 2025

Associação questiona limitação de download do 4G

Geral – 27/04/2013 – 15:04

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) entregará, na próxima segunda-feira (29) à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um ofício no qual questiona os primeiros passos da internet móvel com tecnologia de quarta geração (4G) no Brasil. Entre as argumentações está a de que a limitação de downloads abreviará a alta velocidade alardeada como a grande vantagem do novo serviço.

“É como você pagar por uma carruagem que no meio do caminho vira abóbora”, explicou à Agência Brasil a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. “Quem contrata o serviço 4G quer transmitir muitos dados de forma rápida. Se as operadoras põem um limite de quantidade de dados e decide que, ao atingi-lo, a velocidade da rede diminui, elas, de certa forma, estão enganando o consumidor”.

De acordo com a Proteste, o lançamento da 4G “pode ser caracterizado como propaganda enganosa porque aparelhos mais caros acabarão sendo usados para velocidades menores”. Além disso, a entidade critica o fato de os aparelhos vendidos atualmente, configurados para as faixas já leiloadas – de 2,5 giga-hertz (GHz) – não poderão ser usados para a 4G na frequência de 700 mega-hertz (MHz) , com previsão de ser leiloada no ano que vem.

“Ou seja, depois de assinar o contrato de fidelidade com a operadora e se dar conta da limitação de download, o consumidor que precisa transmitir e receber grande quantidade de dados se verá na obrigação de aderir a um outro plano, certamente mais caro. Além disso, se quiser migrar para outra operadora, da faixa de 700 Mhz, ele terá de adquirir outro aparelho”, explicou Maria Inês. “O problema é que nada disso está sendo informado”.

Contatada pela Agência Brasil, a Anatel informou que só se manifestará sobre o assunto após receber o ofício.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ação integrada entre PM e PRF apreende 5,6 toneladas de maconha em Paranaíba

Droga estava escondida em semirreboque de caminhão bitrem, onde outro motorista confessou que atuava como batedor do carregamento.

Foragidos de MT são presos por tráfico pela Força Tática em Três Lagoas

Dupla foi flagrada comercializando maconha no local, onde foram apreendidos tabletes, porções e materiais usados na preparação da droga.

2º Torneio Leiteiro do Arapuá Bate Recordes e Reforça Tradição em Três Lagoas

Eduardo Sgobi é bicampeão, somando 117,30 kg evento arrecada 500 kg de leite para doação e impulsiona a bovinocultura local O 2º Torneio Leiteiro do...