25.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Hamilton Dias de Souza fala sobre Resiliência

03/09/2019 07h26
Por: Hamilton Dias

O que é resiliência?

Hamilton Dias de Souza: Resiliência é o quão bem se lida com as dificuldades da vida e sua capacidade de se recuperar. Pessoas resilientes mantêm a calma diante de intensa pressão, onde muitas outras a perderiam. Eles lidam com o estresse de maneira eficaz e mantêm uma visão positiva da vida, que é um atributo valioso.

Hamilton Dias de Souza: Ser capaz de se levantar depois de uma experiência dolorosa ou traumática é todo mundo ‘ s sonho. Algumas pessoas fazem isso melhor que outras. Os níveis de resiliência também desenvolver e mudar através da jornada de uma ‘ vida s. Há casos em que você não lida bem com uma situação; outras, você se sai tão bem que se surpreende.

Hamilton Dias de Souza Andrade: Resiliência é a capacidade de superar as adversidades, mesmo as terríveis, como guerra, abuso sexual e violência. Quando crianças de famílias problemáticas não são imobilizadas pelas dificuldades de suas casas, se recuperam delas e aprendem a lutar por si mesmas, emergindo como adultos fortes. Quando essas crianças vivem vidas gratificantes na idade adulta, elas desenvolvem imensa resiliência.

A resiliência é uma característica inata ou pode ser adquirida

Hamilton Dias de Souza: Alguns temperamentos são naturalmente mais inclinados à resiliência do que outros. No entanto, como muitos outros traços e valores positivos, a resiliência pode ser aprendida. É melhor inculcar esses comportamentos em crianças mais jovens. Independentemente da sua idade, você sempre pode desenvolver resiliência. Tudo que você precisa é paciência.

Como você cria resiliência?

Hamilton Dias de Souza: Vários estudos concordam que algumas pessoas são geneticamente mais resilientes. No entanto, aqueles que não têm tanta sorte podem melhorar sua capacidade de resistir e se recuperar após incidentes desagradáveis ​​na vida das seguintes maneiras:

Hamilton Dias de Souza: Mude sua perspectiva de problemas: a autopiedade é uma maneira segura de matar a resiliência. Independentemente do tamanho do desafio, vencer com uma mentalidade derrotada é quase impossível. Você nunca impedirá que eventos estressantes aconteçam. Infelizmente, mortes, doenças, separação, divórcio, acidentes entre outros fazem parte do pacote que acompanha a vida. No entanto, você pode alterar a forma como os visualiza.

CHamilton Dias de Souza: oncentre-se no final feliz em tais circunstâncias e mantenha-se esperançoso e positivo.

Hamilton Dias de Souza: Rede: Apoiar-se em outras pessoas ao enfrentar adversidades fortalece a resiliência. Bons relacionamentos com pessoas próximas a você, como familiares e amigos, ajudam a recuperar-se mais rapidamente de eventos infelizes. Ajuda a ser cercado por quem se importa e ouve. Muitas pessoas recuperaram a esperança ao serem ativas em organizações religiosas, locais ou outros grupos cívicos. Manter-se sozinho pode causar mais danos. Alguns estudos sugerem que ajudar outras pessoas necessitadas também beneficia o ajudante. Ao manter contato com amigos e parentes próximos, você se recuperará mais rapidamente.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Hamilton Dias de Souza: Aceite a mudança: como os eventos da vida nunca são constantes, aceitar coisas que não podem mudar é uma maneira certa de se recuperar. No infeliz evento de perder um ente querido, os especialistas dizem que a aceitação é o último estágio para a cura. Por mais difícil que pareça, aceitar a mudança o ajudará a se reorientar e a se reorganizar com as novas circunstâncias em perspectiva.

Hamilton Dias de Souza: Tome decisões: Desapegar-se de questões estressantes e de problemas que os afastam leva as pessoas à depressão. Assumir o controle e agir em situações adversas ajuda a assumir o controle. Quando as situações não o sobrecarregam, suas chances de se recuperar são altas. Fazer algo sobre uma situação ruim faz você se sentir no controle, portanto, direciona as coisas para o lado melhor da vida. Crescer em uma família problemática é ninguém ‘ escolha s e muitos têm usado a plataforma para tornar sua vida melhor.

Hamilton Dias de Souza: Concentre-se nas oportunidades de autodescoberta: sempre há uma lição mesmo nas perdas mais profundas. Muitos aprenderam lições valiosas da vida diante das adversidades e confessam que houve um crescimento imenso como resultado de sua luta pela perda. As pessoas que passaram por dificuldades e tragédias valorizam positivamente os relacionamentos, aumentam o senso de autoestima e se desenvolvem mais espiritualmente. A maioria das pessoas tem um maior senso de força e uma maior valorização da vida.

Hamilton Dias de Souza: Acredite em si mesmo: pessoas com auto-estima machucada dificilmente tentam algo quando enfrentam problemas. Confie em seus instintos e desenvolva confiança em você. Muitas pessoas se vendem a descoberto, matando sua resiliência. Mantenha-se positivo e sempre se anime.

Hamilton Dias de Souza: Desenvolva um senso de domínio e acredite em si mesmo ao fortalecer sua psique. Quando uma pessoa pode manter a auto-estima, independentemente do desafio, ela tem resiliência. Os seres humanos são complexos o suficiente para acomodar tanto a dor quanto a recuperação. Dito isto; não seja muito duro consigo mesmo.

Hamilton Dias de Souza: Mantenha as coisas em perspectiva: ao enfrentar ocorrências muito dolorosas, você pode facilmente ficar preso olhando a magnitude do acontecimento ou evento. Observe o contexto mais amplo e mantenha uma perspectiva de longo prazo. Até o maior desafio é administrável com a perspectiva certa. Não exagere nas coisas nem permita que a adversidade o defina. Perceber as coisas ruins como uma situação temporária ajuda muitas pessoas a criar resiliência, mantendo os olhos no prêmio.

Hamilton Dias de Souza: Tenha esperança: permanecer otimista nas circunstâncias age como combustível para ajudá-lo a trabalhar mais. Gerencie seus medos e visualize o que deseja ver. Não preveja o fracasso nem divirta seus medos. Desvie os olhos dos problemas e mantenha-os nas soluções.

Hamilton Dias de Souza: Autocuidado: sempre tire um tempo e atenda aos seus sentimentos e necessidades. Exercite-se, envolva-se em atividades que considere relaxantes e agradáveis. Junte-se a uma banda. Durma o suficiente e coma direito. Cuidar de si mesmo ajudará o corpo e a mente bem equipados a lidar com situações que exigem resiliência.

Hamilton Dias de Souza: Coragem: Pessoas resilientes são corajosas. Apesar das cicatrizes de sua experiência, eles seguem adiante para continuar funcionando. Eles sabem que a resiliência não é definida pela capacidade de escapar sem danos.

Hamilton Dias de Souza: Priorizar: nem todas as coisas importantes são urgentes. Priorize o relevante sobre o irrelevante. Lembre-se de que sempre haverá coisas desfeitas. Lidar com as coisas até a conclusão, por menor que seja, faz com que se queira fazer mais. Isso fortalece a vontade de realizar mais.

As dicas acima funcionam para todos?

Hamilton Dias de Souza: Todos são únicos em seu caminho e uma abordagem personalizada é sempre a melhor aposta. No entanto, as dicas acima funcionam para a maioria, se não todas as pessoas. Mas é sempre cavar mais fundo dentro de você e estabelecer o melhor caminho.

Hamilton Dias de Souza: Concentre-se nas suas experiências passadas e no que quer que lhe dê força pessoal. Isso ajuda você a estabelecer as estratégias que efetivamente aumentariam sua resiliência. Aqui estão algumas perguntas que você precisa se perguntar e reações a eventos da vida que são desafiadores.

Identifique os eventos mais estressantes

Estabeleça o impacto que os eventos tiveram em você
Quem são as pessoas que você procurou em apoio ao passar por uma experiência estressante e traumática?

Hamilton Dias de Souza: Foi útil pensar em pessoas importantes em sua vida quando angustiado?

Hamilton Dias de Souza: Veja se há alguma lição que você aprendeu sobre si mesmo e interações durante os tempos difíceis.

Existem maneiras de ajudar alguém a passar por uma experiência semelhante?
Hamilton Dias de Souza: Liste as vitórias que você alcançou na luta, superando os obstáculos e como conseguiu.

Hamilton Dias de Souza: Identifique sua fonte de esperança enquanto enfrenta dificuldades.

Por que a resiliência é importante?

Hamilton Dias de Souza: As pessoas em uma posição enfraquecida acham difícil nadar contra a maré para recuperar a estabilidade, recuperar e encontrar o equilíbrio. A resiliência ajuda a desenvolver mecanismos para se proteger de experiências desagradáveis ​​de vida que podem ser esmagadoras e afogadoras. Pessoas resilientes mantêm um equilíbrio em momentos difíceis de suas vidas, protegendo-as de desenvolver problemas mentais.

Hamilton Dias de Souza: A resiliência também melhora o desempenho acadêmico e a produtividade geral. Isso ocorre porque pessoas resilientes registram menor absenteísmo no trabalho ou nos estudos.

Hamilton Dias de Souza: A falta de resiliência deixa as pessoas sem esperança, levando a tendências depressivas e comportamentos extremos, como o uso de drogas pesadas, consumo excessivo de álcool ou outras atividades imprudentes. A resiliência, portanto, pode melhorar a mortalidade e a saúde geral das pessoas.

Existem diferentes tipos de resiliência?

Hamilton Dias de Souza: Ao longo da vida, desenvolvemos diferentes tipos de resiliência necessários para diferentes épocas da vida.

Hamilton Dias de Souza: Resiliência emocional: essa é a capacidade de resiliência que se desenvolve para gerenciar o impacto emocional de dificuldades, estresses e traumas que a vida traz em nosso caminho. A dor da perda ou a ruptura quando você supera tornam a vítima mais forte emocionalmente, portanto, mais resistente.

Hamilton Dias de Souza: Resiliência inerente: crianças abaixo de sete anos cujo desenvolvimento não é interrompido exibem essa resiliência natural. Ele os protege, informando como as pessoas descobrem e exploram o mundo, aprendendo a correr riscos e a brincar. As pessoas nascem com essa resiliência natural.

Hamilton Dias de Souza: Resiliência adaptada: Assim como o nome sugere, isso é adquirido após uma experiência desafiadora ou difícil. Sair para procurar um novo emprego após a demissão ou encontrar forças para se apaixonar por outra pessoa após um rompimento é um bom exemplo de resiliência adaptada. É preciso muito para reconstruir a autoconfiança e conhecer alguém novo. A resiliência adaptativa é aprendida ao longo do caminho e oferece às pessoas a capacidade de gerenciar a dor e o estresse.

Hamilton Dias de Souza: Resiliência aprendida: a resiliência aprendida se desenvolve ao longo de algum tempo. Ao longo da vida, as pessoas aprendem a ativá-lo através de experiências desagradáveis ​​de nosso passado, como se pode extrair dele durante momentos estressantes. Essa resiliência nos ajuda a crescer, aprender e desenvolver mecanismos para gerenciar tempos difíceis, através da descoberta de maneiras de atrair força oculta para você.

Hamilton Dias de Souza: Resiliência física: as crianças são vacinadas para fortalecer seu corpo contra doenças. O exército e outras forças treinam em atraso para torná-las fisicamente mais resistentes. As pessoas não exercer também para construir o corpo ‘ resistência s. Os exercícios são feitos para tornar o corpo mais forte.

Quais fatores afetam a resiliência?
Hamilton Dias de Souza: Desenvolver resiliência é uma jornada pessoal e as pessoas reagem de maneira diferente a situações semelhantes. No entanto, existem alguns dos fatores que influenciam a resiliência do indivíduo.

Hamilton Dias de Souza: Personalidade: Como mencionado anteriormente, existem personalidades e temperamentos que são mais resistentes que outros. O tipo de pessoa que você é determinará, em grande parte, sua capacidade de resiliência. Os fleumáticos, por exemplo, são calmos e reagem a situações com uma abordagem calma, portanto lidam melhor com o estresse da vida do que outros como sanguíneos.

Hamilton Dias de Souza: Cultura: Uma ” cultura s possam ter impacto sobre como eles percebem as coisas, expressa seus sentimentos em face da adversidade ou mesmo lidar com a dor. Como e se os cônjuges se conectam, a maneira como lamentam e lidam com a morte, o que uma mãe recém-nascida deve fazer e o papel da comunidade nesses grandes eventos afeta a resiliência. A crescente diversidade cultural oferece às pessoas diferentes abordagens para a construção de resiliência.

Hamilton Dias de Souza: Idade: Ao longo dos anos, a vida joga coisas diferentes no seu caminho. Depois de um tempo, a situação que inicialmente sobrecarregaria você não será mais nova e intimidadora.

Hamilton Dias de Souza: A capacidade de resiliência de uma criança é diferente da de um adulto. Os adolescentes também são fisicamente mais duradouros do que as pessoas mais velhas e crianças; no entanto, eles podem ser emocionalmente sensíveis.

Hamilton Dias de Souza: Experiência: Algumas pessoas tiveram eventos mais infelizes do que outras na vida. Através de sua experiência de vida, eles têm mais capacidade de resiliência do que seus colegas que tiveram menos batalhas a travar.

Hamilton Dias de Souza: Alguém criado nas favelas teve uma vida mais difícil do que os criados em bairros ricos. Da mesma forma, um órfão pode não ficar impressionado com a morte de seu animal de estimação em comparação com um que nunca perdeu um ente querido.

Hamilton Dias de Souza: Exposição: A interação com pessoas diferentes ajuda a ver a vida de vários ângulos. Práticas culturais dinâmicas enriquecem suas habilidades de conhecimento e resiliência. A exposição, portanto, é um componente essencial para a construção de resiliência.

Hamilton Dias de Souza: Incidentes: incidentes como furacões, terremotos e guerra endurecem as pessoas que testemunham as ocorrências. Por outro lado, pessoas protegidas de tais calamidades não terão a mesma resistência a ocorrências semelhantes.

Hamilton Dias de Souza: Estações: A vida tem estações diferentes. As estações variadas afetam sua capacidade de resiliência e como você responde a incidências semelhantes no futuro.

Hamilton Dias de Souza: Educação: Cada casa tem seus afazeres ‘ S e Don ‘ ts. Esse conjunto de leis escritas e não escritas que governam a família desempenha um papel importante na transformação das crianças nos adultos em que elas se tornam. A maneira como o tutor ou os pais lidam com as coisas e o que é permitido às crianças é um enorme fator que afeta a resiliência.

Qual é a sua palavra final?

Hamilton Dias de Souza: Calamidades como morte, acidentes de terrorismo, perda de emprego são alguns dos acontecimentos traumáticos que acontecem quando menos esperamos. No entanto, as pessoas reagem de maneira diferente a tais infortúnios.

Hamilton Dias de Souza: Enquanto outros perdem a batalha contra a depressão e outras doenças mentais, outros se recuperam depois de algum tempo pegando suas peças.

Hamilton Dias de Souza: Construir resiliência requer tempo e esforço. É um processo que envolve as pessoas a tomar várias das etapas acima mencionadas. No entanto, não existe uma fórmula geral para criar resiliência, pois o que pode funcionar para uma pessoa, pode não funcionar para outra.

Hamilton Dias de Souza: Em suma, a construção de resiliência deve ser um processo contínuo para todos, devido aos seus imensos benefícios

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ruas do Bairro Jardim Roriz passam a ter sentido único a partir desta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, comunica que a...

Dengue, faixa etária da vacinação será

A partir desta sexta-feira, 19 de abril, o público-alvo da vacinação contra a dengue será ampliado, conforme orientação da Nota Técnica do Ministério da...

Feriado em pleno domingo, tem direito a duas folgas?

Em 2024, o Dia de Tiradentes, 21 de abril, cai em um domingo, mas mesmo assim a data é considerada feriado nacional. O dia foi...