33.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Tamanduá é encontrado em banheiro de residência em TL

01/10/2014 – Atualizado em 01/10/2014

Tamanduá-Bandeira é encontrado em banheiro de residência em Três Lagoas

O animal silvestre foi achado por um homem que seguia para o trabalho às 04:00 da manhã

Por: Ray Santa Cruz

Na manhã desta quarta-feira (01), um Tamanduá-Bandeira foi encontrado em um banheiro de uma residência localizada na Rua José Marciano Pereira, no bairro Interlagos em Três Lagoas.

Conforme informações do morador, o mesmo teria levantado às 04:00 horas da manhã para ir trabalhar, quando foi utilizar o banheiro localizado fora da casa ele se deparou com o animal deitado no chão.

O trabalhador ficou muito assustado e primeiramente acionou a PM que, pediu apoio para a Polícia Militar Ambiental. O Tamanduá parecia estar desidratado e cansado, necessitando de cuidados veterinários. A aparição de animais selvagens está cada vez mais frequente no bairro, já que o cartão-postal da cidade: a Lagoa Maior fica próxima as casas e muitas vezes, os bichos fazem do local um “ponto de apoio” e vão até os imóveis em busca de alimentos.

Os militares da PMA recolheram o animal e dependendo do estado de saúde, o mesmo deverá ser transportado para o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) da capital.

Sobre o Tamanduá-Bandeira

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), também conhecido como papa-formigas, é um mamífero quadrúpede e desdentado pertencente à família Myrmecophagidae e à ordem Xenarthra. È um animal de aspecto bem diferente, solitário, pacífico e cauteloso que costuma caçar tanto durante o dia como durante a noite. Pode-se encontrar este estranho animal desde a América central (Belize) até a América do Sul (Argentina).

Este mamífero tem uma pelagem espessa que se torna maior na cauda. O focinho dele tem formato cilíndrico. Sua visão é fraca, mas sua capacidade de olfação é bem aguçada (cerca de 40 vezes maior que a do homem), desta forma, ele não tem problemas para localizar facilmente um formigueiro ou um cupinzeiro na hora de se alimentar. O peso de um adulto desta espécie pode pesar até 40 kg, seu comprimento pode chegar até 2m (incluindo a cauda) e sua altura pode atingir 60 cm. Eles têm uma coloração acinzentada, com faixas diagonais pretas com as bordas brancas.
Este animal é dotado de fortes e longas garras dianteiras com as quais escava as resistentes paredes dos formigueiros e cupinzeiros onde, em seguida, introduz sua língua, pegajosa e longa (aproximadamente 60 cm), que é utilizada para explorar as galerias do formigueiro e levar os insetos à boca, normalmente formigas, cupins, larvas, besouros. Por dia o tamanduá-bandeira é capaz de ingerir até 30.000 insetos. As garras também são utilizadas para se defender dos predadores, situação na qual o tamanduá-bandeira abraça seu predador para cravar-lhe as longas garras. É daí que surge a expressão popular “abraço de tamanduá”.

Infelizmente o tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção devido ao fato do homem estar destruindo seu habitat. Os fatores que têm contribuído para isso são: a caça indiscriminada, as queimadas (e seu pêlo é extremamente inflamável) e o avanço da agropecuária no cerrado (ecossistema que, por ser bem aberto, não possui lugares onde o tamanduá-bandeira possa se esconder).

Estes animais são vistos juntos somente na época da reprodução, normalmente na primavera. A fêmea tem apenas um filhote por ano, este filhote nasce, após uma gestação de 190 dias, muito frágil com aproximadamente 1,3 kg. Ele é carregado no dorso de sua mãe e alimentado durante os primeiros 9 meses, período em que só se alimenta de leite.

Com informações do http://www.infoescola.com/

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O Tamanduá-Bandeira foi encontrado em uma casa no bairro Interlagos. Foto: Rádio Caçula

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano e SEST SENAT prorrogam inscrições do programa Escola de Motoristas até o dia 10 de maio

Voltado preferencialmente para mulheres, projeto irá ofertar, nesta primeira etapa, 24 vagas no curso de formação para o setor de logística florestal; Ao final da formação, aprovados(as) receberão uma gratificação de R$ 1,4 mil.

Ex-namorado que botou fogo em apartamento “por ciúmes” é preso no Novo Oeste

Suspeito, sob efeito de álcool e cocaína ainda tentou fugir da equipe policial, porém foi detido na manhã desta quinta-feira (25).

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...