26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Vacinação contra a gripe Influenza A é prorrogada até dia 22

14/06/2018 13h25

Prorrogação da campanha foi feita pelo Ministério da Saúde por causa dos baixos índices de cobertura de imunização contra a gripe.

Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

O Setor de Imunização informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza A, por decisão do Ministério da Saúde, foi prorrogada por mais uma semana e irá até o dia 22 de junho.

Esta é mais uma oportunidade das pessoas dos grupos prioritários, que ainda não foram imunizadas contra a Gripe Infleunza A, de procurarem os postos de vacinação.

A vacina continua sendo aplicada em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em todas as unidades de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

A prorrogação da data do final da Campanha de Vacinação, segundo o Ministério da Saúde, se deve ao baixo índice de comparecimento: em todo o Brasil, apenas 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pelas autoridades da Saúde, que estabeleceram como meta a cobertura de 90% dessa população. A meta é imunizar, ao menos, 54 milhões de pessoas.

Em Três Lagoas os índices de cobertura da vacina contra a gripe também estão baixos, como avaliou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja,
“O que nos preocupa, nesta campanha, são as parciais dos grupos prioritários, que precisam ser vacinados e correm sérios riscos de ficar doentes de gripe”, alertou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja.

Na maioria dos grupos prioritários, os resultados de cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe estão pouco acima dos 55%, ou seja, um pouco mais da metade do número estimado, como é o caso de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

GRUPOS DE RISCO

Segundo o Ministério da Saúde, precisam ser vacinadas contra a Gripe as pessoas que fazem parte dos grupos de risco de contrair a doença, ou seja: pessoas acima de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da Saúde; professores e professoras; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens, no cumprimento de medidas socioeducativas; servidores do Sistema Prisional; e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, mediante apresentação de receita médica, prescrevendo a vacina.

A baixa cobertura da vacina contra a gripe “acende um alerta do Ministério da Saúde”, devido às proximidades do inverno, que é um período, favorável à circulação do vírus da gripe.

Neste ano, já foram contabilizados 2.715 casos de Influenza –A em todo o Brasil, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado (1.227). As mortes decorrentes da doença também aumentaram: passaram de 204, em 2017, para 446, em 2018. Apesar do crescimento, os números estão distantes dos que foram registrados em 2016, quando houve forte incidência da influenza no Brasil, quando foram 12.174 casos e 2.220 óbitos derivados deles.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em Três Lagoas, como foi divulgado no Boletim Epidemiológico da SMS, até agora, haviam sido notificados 14 casos de gripe, sendo três confirmados como H1N1 e um caso de H3N2. Um dos casos confirmados veio a óbito.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...