23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Vacina contra Hepatite A estará disponível a partir de terça-feira

30/07/2014 – Atualizado em 30/07/2014

Doses estarão nas Unidades de Atenção Básica da Saúde de Três Lagoas, a partir da próxima terça-feira, 5 de agosto, para vacinação das crianças de 12 a 23 meses de idade

Por: Ray Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, irá receber do Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, o lote inicial de doses da vacina contra a Hepatite A, nesta quinta-feira (31).

Portanto, a partir da próxima terça-feira (5 de agosto), a nova vacina estará disponível em todas as Unidades de Atenção Básica da Saúde de Três Lagoas, popularmente conhecidas como Postos de Saúde nos Bairros, para ser incluída no Cartão de Imunização, conhecido como “Carteirinha de Vacinação” das crianças.

Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Saúde, deverão ser imunizadas com a vacina contra a Hepatite A, cerca de 1.770 crianças, de 12 a 23 meses de idade, que residem em Três Lagoas.

No estado de Mato Grosso do Sul, estima-se uma população alvo de 42.246 crianças nessa faixa etária. Para tanto, o Ministério da Saúde disponibilizou 17,6 mil doses da vacina para o todo o Estado e que deverão ser distribuídas proporcionalmente a todos os Municípios.

A introdução da nova vacina no Calendário Nacional de Vacinação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciada na terça-feira (29), pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O objetivo é prevenir e controlar a Hepatite A no Brasil, atingindo a meta de 100 % das crianças de todo o País, na referida faixa etária, ou seja, mais de 2,9 milhões. A vacina contra a Hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação, como informa o Ministério da Saúde.

A DOENÇA

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante), mas pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. No vírus A, a transmissão é fecal-oral e ocorre, principalmente, por meio de alimentos e água contaminados. Apesar de ser o único tipo de hepatite que não se torna crônico, há casos em que o paciente morre por insuficiência hepática. “Temos convicção que vamos reduzir 64% dos casos, investindo no saneamento básico e estendendo o tratamento por meio de vacinas”, ressaltou o Ministro.

Nas crianças, a Hepatite A pode não manifestar sintomas. Em uma minoria de casos, há febre, dores musculares, vômito, náuseas, cansaço e mal-estar – sinais semelhantes aos de uma virose. Como elas constituem o grupo com maior incidência da doença, é importante que todas as crianças estejam protegidas. Para evitar a doença, é importante lavar sempre as mãos, inclusive dos bebês, e higienizar os alimentos são outras formas de prevenção.

Com a introdução da vacina contra a Hepatite A, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Saúde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trabalhador castilhense sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima estava em uma moto, quando bateu em um Fiat Uno que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.

Reiniciadas buscas de funcionário de fazenda que teria se afogado na região do Alto Sucuriú

Trabalhos foram retomados pelo Corpo de Bombeiros de Três Lagoas no início da manhã desta sexta-feira (29).