20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Três Lagoas está há 33 dias sem chuva. Veja os riscos do tempo seco

26/07/2017 10h27

Por: Ana Carolina Kozara

Três Lagoas enfrenta uma estiagem que já dura 33 dias e apesar de a umidade relativa do ar ainda estar dentro dos parâmetros adequados, conforme determina o instituto nacional de saúde, a previsão do tempo aponta que um centro de alta pressão sobre o Triângulo Mineiro deve derrubar a umidade na região Centro-Oeste a partir desta quinta-feira (27).

A ultima chuva em Três Lagoas foi registrada pelo Cemtec – MS (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul) no dia 13 de junho e a previsão é que a próxima deve cair na cidade depois do dia 6 de Agosto.

O tempo seco e a baixa umidade podem desencadear uma série de complicações respiratórias e agravar doenças já existentes.

De acordo com a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia é considerado estado de atenção quando a umidade relativa do ar estiver entre 20% e 30%.

Conforme monitoramento do instituto de meteorologia Climatempo, entre as 12h e as 18h, Três Lagoas registra os níveis mais baixos da umidade relativa do ar, que apesar de não estar em níveis críticos, requer atenção dos moradores.

Em consequência do tempo seco, pode ocorrer o ressecamento das vias aéreas que leva a doenças como rinite e rinossinusite – uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal – assim como a descompensação de asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que diminuem a capacidade respiratória.

Para se manter saudável, é importante seguir algumas dicas como:

  • Manter arejado os ambientes fechados, umidificando-os com vaporizadores ou recipientes com água nos dias mais secos;

  • Para evitar desidratação, é aconselhável consumir bastante líquido e evitar a prática de atividade física entre 10h e 16h;

  • Em casa, carpetes e cortinas que acumulam poeira devem ser lavados e aspirados com frequência. Atenção para os cantos dos cômodos que podem juntar pó, assim como beiradas de móveis e estrados de cama.

    radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...