20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Simulação de acidente terá um caminhão químico batido e 10 vítimas no Arenamix

21/10/2016 – Atualizado em 21/10/2016

O Corpo de Bombeiros participa de simulação do curso de especialização em SCI no Arenamix, o Jornal da Manhã de hoje teve a participação da Major Tatiane que explicou sobre a ação

Por: Rayani Santa Cruz

Militares do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas participaram do Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes – SCI, o aprendizado e treinamento ocorreu nesta semana, e nesta sexta-feira (21), ocorre o simulado com exercícios de resgate no Arenamix.

Conforme a Major Tatiane do Corpo de Bombeiros, o evento foi realizado pelo PAM (Plano de Auxílio Mútuo), e o Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes – SCI, visa dar condições para que os envolvidos compreendam os principais conceitos e métodos deste modelo de gerenciamento desenvolvido para comando, controle e coordenação, em resposta a situações de emergência.

Os militares terão a capacitação no sistema vivencial teórico e prático, com uma atividade em campo. Para ela o exercício de simulação é extremamente e importante devido a prevenção e gerenciamento da situação feito pelos próprios alunos. Os exercícios serão executados para o melhoramento da equipe e a Major afirmou que na atividade haverá um acidente com um caminhão de acido sulfúrico com 10 vítimas, num curto tempo para o resgate da corporação.

SOBRE O PAM

O PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, o município, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, por meio de suprimentos e manutenções diversas, e apoiar o Corpo de Bombeiros em caso de sinistros. Em retribuição a este auxílio mútuo, o CBMMS disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.

Integram ao PAM as empresas: Fibria, International Paper, Petrobras – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen – MS), Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE – LCP), Sitrel Siderurgia, White Martins, Akzo Nobel, Omya, Eldorado Brasil, Metal Frio e Cargill; e as instituições públicas, como: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

O acionamento do PAM é feito pelo Corpo de Bombeiros, por meio do 5º GBM, que é o órgão encarregado de verificar quando há a necessidade de atuação das equipes e/ou equipamentos de segurança das empresas que integram o grupo.


Marjor Tatiane do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. Foto: Rayani Santa Cruz

https://youtube.com/watch?v=Jvlyu59AwLM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...