17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção do câncer bucal

A ação contará com os serviços do Trailer Odontológico

05/11/2018 12h46
Por: Deyvid Santos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da Coordenação de Saúde Bucal, estará promovendo uma ação especial de exames, orientações e prevenção do câncer bucal, junto à população, na Praça Senador Ramez Tebet, amanhã, terça-feira (06), das 8h às 16h.

Nesta ação, que tem também a iniciativa da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul e do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), está prevista a distribuição de material educativo, voltado para a prevenção das doenças da boca, dentição saudável, higienização adequada e constante e também exames no Trailer Odontológico, que estará nesse local.

Como antecipou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS de Três Lagoas, dentista Acácia Gimenez Barreto, a população terá oportunidade de exames de detecção precoce do câncer bucal e orientações de como prevenir a doença.

O estado de Mato Grosso do Sul, conforme tem divulgado o CRO/MS, possui a quinta maior incidência de câncer bucal nos lábios e na cavidade oral.

É importante que “a população participe ao máximo desta ação que está sendo disponibilizada pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS e da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e inserida na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, oficialmente aberta na quarta-feira, 31 de outubro”, comentou a dentista Acácia.

“Todos precisamos estar conscientes da importância do diagnóstico precoce do câncer e da necessidade de incentivarmos a prática da prevenção e de hábitos saudáveis de viver”, ressaltou a dentista da SMS.

VIRUS HPV

Segundo alertam os profissionais de Saúde Bucal, a presença de vírus, como o HPV, sigla inglesa de Papiloma Vírus Humano, má alimentação e a má higiene e hábitos descontrolados de beber e fumar também facilitam a formação de algumas lesões bucais que resultam no aparecimento do câncer.

Por isso, é importante que se dê atenção especial à necessidade da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes, porque a maioria dos casos de câncer bucal tem sua origem e causa no vírus HPV.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser imunizados contra o HPV, por meio de vacina. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra esse vírus, que causa câncer, entre eles, o câncer bucal.
Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca foi um dos maiores responsáveis por óbitos registrados no Brasil, em 2014, em decorrência da doença.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Mato Grosso do Sul, graças às campanhas de Saúde Pública e participação ativa do CRO/MS, tem sido destaque nacional nas ações de prevenção e foi o primeiro Estado da Federação a realizar a Semana de Prevenção do Câncer Bucal.

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...